Nacional Titulo
Continua protesto de motoristas e cobradores de ônibus em SP
Do Diário do Grande ABC
02/06/1999 | 12:13
Compartilhar notícia


Motoristas e cobradores de ônibus de Sao Paulo continuam fazendo manifestaçoes na manha desta quarta-feira contra a violência na cidade. Eles fecharam o Terminal Santo Amaro e impediram a saída dos ônibus.

O trânsito está complicado na regiao do Largo 13 de Maio e milhares de usuários estao sendo prejudicados, sem transporte coletivo, por causa do protesto. O fluxo do terminal Joao Dias também está prejudicado, principalmente para os ônibus que seguem para Santo Amaro.

Nesta manha, foi confirmada a morte de mais um motorista de ônibus, Joao Paulo Dias, da Viaçao de Itapecerica da Serra. Segundo as primeiras informaçoes, ele teria reagido durante uma tentativa de assalto ao ônibus que guiava, na noite desta terça-feira.

O motorista Valter Gomes Saturnino, 30 anos, da Viaçao Santo Amaro, foi a outra vítima. Ele foi morto também nesta terça por um rapaz que, ao se negar a passar pela catraca eletrônica, criou tumulto, com cinco colegas, na porta do ônibus. Saturnino recebeu dois tiros na cabeça, um deles atingiu o olho, e morreu quando era transportado para o pronto-socorro do Hospital Sao Paulo.

Saturnino dirigia um ônibus com três portas e fazia a linha 637-P - Santo Amaro-Pinheiros. Próximo ao ponto da Rua Afonso Brás, no corredor Santo Amaro-9 de Julho, um grupo de seis rapazes entrou pela porta do meio, evitando passar pela catraca eletrônica instalada na porta de frente. "Nas escadas eles começaram a zoar, impedindo que a porta fosse fechada e quase derrubando uma mulher que tentava subir", disse Marcos Ricardo, do Sindicato dos Motoristas e Cobradores, que esteve no local ouvindo testemunhas.

Ricardo informou que Saturnino trabalhava há cinco anos na linha e conhecida muito bem seu serviço. "Para evitar que alguém caísse numa curva, devido a porta estar aberta, o Saturnino desceu do veículo e pediu para que os rapazes parassem com a bagunça ou deixassem o veículo", acrescentou. "Na calçada, um dos rapazes disparou dois tiros, atingindo a cabeça do motorista." O assassino fugiu. Uma equipe do resgate do Corpo de Bombeiros levou o motorista para o pronto-socorro, onde chegou morto.

Revoltados, motoristas e cobradores de outros veículos bloquearam a avenida nos dois sentidos a partir da Rua Afonso Brás. Outro bloqueio foi montado nas proximidades da Avenida Adolfo Pinheiro. O trânsito ficou congestionado na regiao, até as 18 horas. O engenheiro Paulo Viana, supervisor de operaçoes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), informou que o trânsito no sentido bairro foi desviado pela Rua Santa Justina. No sentido contrário, a alternativa era a Avenida Agua Espraiada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;