Economia Titulo Montadora
Sindicato dos metalúrgicos fará assembleia na fábrica da GM

Entidade pretende evitar demissões e insiste na adesão ao lay-off

Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
24/10/2014 | 07:29
Compartilhar notícia


O Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano informou que realizará hoje assembleia na porta da fábrica da GM (General Motors). O objetivo é informar os trabalhadores sobre os resultados das negociações com a montadora e colocar em votação a entrega de ofício à empresa na tentativa de evitar demissões em troca de um lay-off (suspensão temporária de contato de trabalho).

Segundo o presidente da entidade, Aparecido Inácio da Silva, o Cidão, a companhia não procurou o sindicato, novamente, ontem, para negociar o pedido de manutenção do emprego dos operários, e garantiu que não há intenção de votação de greve na assembleia. “Pode ser isso que a montadora quer, que nós paralisemos tudo. Mas não vamos fazer isso.”

Cidão destacou ainda que se os trabalhadores aceitarem a entrega do ofício à fábrica pedindo a manutenção dos empregos em troca de um lay-off, o sindicato partirá para uma conciliação por meio da Justiça do Trabalho. Contatada ontem, a GM informou que não comentaria o assunto.

Segundo o presidente do sindicato, a montadora apresentou, em reunião ocorrida na quarta-feira, o número que considera excedente na fábrica da região, ao todo 1.070 trabalhadores. Ele contou que a GM havia garantido que seria impossível manter 200 empregos e que tinha a intenção ainda de suspender o contrato, temporariamente, dos outros funcionários. Cidão, na ocasião, disse que não negociaria com a empresa enquanto a proposta cogitasse demissões.

A negociação dura algumas semanas. Isso porque a montadora, segundo Cidão, teria a intenção de eliminar o terceiro turno de produção e cortar 400 vagas. Em PDV (Programa de Demissão Voluntária) realizado no começo do mês, atingiu 33 adesões. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;