Internacional Titulo
Sudeste asiático faz associaçao econômica
Do Diário do Grande ABC
06/10/2000 | 13:10
Compartilhar notícia


Ministros de países do Sudeste asiático chegaram a um acordo nesta sexta-feira com Austrália e Nova Zelândia para criar uma área livre de comércio de um Produto Interno Bruto (PIB) combinado de US$ 1 bilhao.

``Os ministros concordaram em trabalhar por uma 'associaçao econômica reforçada' com Austrália e Nova Zelândia', assinalou o ministro de Comércio australiano, Mark Vaile, em uma reuniao de ministros de Economia da Asean, no Norte da Tailândia.

A associaçao abre o caminho para a integraçao destes últimos países na zona regional de livre câmbio (TLCA, Tratado de Livre Comércio Asiático).

A associaçao implicará uma reduçao de algumas taxas tarifárias, a reduçao de barreiras nao alfandegárias e técnicas, a cooperaçao em matéria de assistência ao desenvolvimento e outras formas de cooperaçao econômica, segundo um comunicado dos ministros.

``Agora temos um sinal claro para ir em frente', estimou Vaile.

Dirigentes da Associaçao de Naçoes do Sudeste Asiático (Asean em sua sigla em inglês) estimaram ontem em um comunicado que a fusao das zonas de livre comércio ``duplicará o Produto Interno Bruto de cada regiao até chegar ao bilhao de dólares'.

O grupo Asean inclui Cingapura, Malásia, Indonésia, Tailândia, Filipinas, Brunei, Vietna, Laos, Camboja e Myanmar (Birmânia).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;