Internacional Titulo
Cientistas dizem que fumaça de incenso é cancerígena
Do Diário OnLine
01/08/2001 | 17:40
Compartilhar notícia


A fumaça do incenso, substância aromática utilizada pelos hindus, budistas e cristãos em lugares de culto, pode ser perigosa para a saúde devido à presença de elementos cancerígenos, segundo estudo publicado na última edição da revista New Scientist.

O nível de um componente químico considerado causador do câncer de pulmão, segundo o estudo, era 40 vezes mais alto em um templo de Taiwan mal ventilado do que em lugares onde se fuma cigarros. Além disso, o incenso causa mais poluição que a passagem de carros num cruzamento, segundo os pesquisadores.

"Com toda sinceridade, queríamos que o fato de queimar incenso só trouxesse bem-estar espiritual, mas existe risco potencial de câncer, ainda que não sejamos capazes de quantificá-lo no momento", disse à revista o pesquisador Ta Chang Lin, da Universidade nacional Cheng Kung de Taiwan.

Sua equipe de trabalho recolheu amostras no interior e exterior de um templo de Taipei e também num cruzamento da capital. No interior do templo, encontram-se concentrações muito fortes de hidrocarbonetos aromatizantes policíclicos (PAHs), grupo de componentes químicos altamente cancerígenos que se desprendem durante a combustão de certas substâncias.

O nível de PAHs dentro do templo era 19 vezes mais alto que fora dele e também superior ao registrado no cruzamento estudado. Em especial o benzopireno, um PAH muito cancerígeno, estava presente em grande quantidade no interior do templo. Os pesquisadores mediram níveis 45 vezes mais elevados que nas moradias dos fumantes e 118 vezes maior que nas casas onde não se queima incenso ou fuma.

"No decorrer de certas cerimônias, dezenas ou até centenas de bastões de incenso são queimados por fiéis simultaneamente. Às vezes, mal se consegue ver o que se passa do outro lado do recinto. Nos preocupamos com a saúde dos que cuidam e limpam os templos", declararam os pesquisadores à publicação britânica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;