Internacional Titulo
Astronautas inspecionam o Discovery antes do retorno à Terra
Da AFP
15/07/2006 | 17:20
Compartilhar notícia


Os astronautas da Discovery examinavam neste sábado o escudo térmico da nave para detectar possíveis impactos de micrometeoritos, antes da viagem de volta à Terra. O ônibus espacial se desacoplou neste sábado da ISS para iniciar o retorno à Terra, com seis astronautas a bordo, informou a Nasa.

"O desacoplamento do Discovery foi confirmado às 7h08 de Brasília. Desejamos a vocês um bom retorno à Terra", declarou um dos comandantes da missão em Houston.

Após o desacoplamento, a tripulação utilizou o braço mecânico do ônibus espacial para examinar -com a ajuda de uma câmera e de um scaner- a asa direita e o nariz da nave, um dia depois de filmar a asa esquerda. Os astronautas esperam agora que os analistas da Nasa lhes dêem luz verde para iniciar o retorno para casa, previsto para segunda-feira.

O ônibus espacial se manterá a 74 quilômetros da ISS para ter a possibilidade de retornar ao laboratório orbital no caso de detecção de danos graves.

O diretor de vôos da Nasa, Tony Ceccacci, informou que a agência espacial anunciará os resultados da inspeção no domingo. Ele explicou que as probabilidades de que sejam registrados grandes danos devido a choques de detritos espaciais são de uma em 221, e que a inspeção reduz este risco.

A Nasa encontrou um pequeno vazamento em uma das três unidades propulsoras auxiliares (que impulsionam os sistemas hidráulicos que operam o leme e o sistema de aterrissagem), mas considerou que a nave poderá pousar somente com duas unidades, se necessário.

A Nasa quer retomar as missões regulares para terminar de construir a ISS até 2010, data na qual está previsto o fim das operações dos três ônibus espaciais.

A agência acredita que a ISS é fundamental para as ambições americanas de enviar astronautas de novo à Lua até 2018, e eventualmente a primeira missão tripulada a Marte.

O Discovery levou vestimentas, comida e equipamentos para a ISS, e trará de volta resíduos e equipamentos do laboratório orbital. A nave também deixou na estação o alemão Thomas Reiter, da Agência Espacial Européia, para uma missão de seis meses.

O Discovery tem previsão de pouso no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Cañaveral (Flórida), para segunda-feira, às 13h14 GMT (10h14 de Brasília). Porém poderá aterrissar em uma base da Força Aérea na Califórnia em caso de mau tempo na Flórida.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;