Diarinho Titulo
Sem pressa de crescer
Especial para o Diário
03/05/2009 | 07:29
Compartilhar notícia


Iniciamos nesta edição a coluna Adolescer, que pretende tirar as dúvidas sobre saúde e sexualidade, respondidas pelo serviço de Hebiatria da Faculdade de Medicina da Fundação ABC. Hebiatra é o médico que cuida de quem entra na adolescência e ajuda a entender as mudanças pelas quais passa o corpo em tão pouco tempo.

Um dos primeiros sinais dessa fase é o crescimento rápido e desordenado, quando ocorre o chamado estirão, que nos deixa muito estabanados, porque primeiro crescem as extremidades (mãos e pés) e depois o tronco. Confira:

Até que idade a gente cresce?

Em geral, cresce rapidamente por um período até alcançar o chamado estirão; depois o ritmo diminui. A menina cresce até 15, 16 anos (dependendo da idade em que tem a primeira menstruação), e o menino, até 17, 18 anos.

Quando começa?
Na puberdade, a fase inicial da adolescência, quando o organismo começa a produzir os hormônios sexuais. Na garota, pode variar entre 8 e 13 anos, e, no garoto, de 9 a 14 anos. A primeira manifestação feminina é o aparecimento do broto mamário, do qual vai surgir a mama. No menino, é o aumento dos testículos. Em ambos surgem os pelos na região genital.

Quanto se cresce por ano? Em que idade se cresce mais?
No estirão, em geral, o menino cresce de 10 a 11 cm por ano e a menina, de 8 a 9 cm. Mas cada um tem seu ritmo.

Cresce na mesma proporção?
Não. Crescem primeiro os pés, as mãos, as pernas, os braços e, por último, o tronco. Depois, a parada ocorre no mesmo sentido, das extremidades para o tronco. Por isso, o adolescente fica estabanado e pode derrubar tudo o que pega. Pode perder a noção do seu tamanho e força.

Por que alguns ficam baixos?
A baixa estatura pode ser de origem familiar ou estar ligada a outros fatores, como doenças ou falta de hormônio do crescimento. Quando não é hereditário, existe remédio. Mas só um médico pode diagnosticar após avaliação.

Por que o anão não cresce?
O nanismo é hereditário, mas não significa que obrigatoriamente filhos de anões também tenham baixa estatura. Depende do gene que carrega.

Por que crescemos dormindo?
Durante a noite e na atividade física, é maior a ação do hormônio do crescimento. Por isso, costuma-se dizer que o ideal é dormir cedo para crescer.

Há esporte que deixa baixo?
De forma geral, praticar esportes é importante para o crescimento. Mas a prática intensiva daqueles que têm forte impacto no solo na finalização do movimento, como ginástica olímpica e judô, pode acelerar o fechamento dos núcleos de crescimento.

O que é preciso para crescer?
Para o adequado desenvolvimento físico, é necessário ter saúde, alimentar-se bem, com qualidade, variedade e em horários corretos. A atividade física também é importante em todas as fases da vida.

Dá para saber a altura final?
Dá para calcular uma média para isso, a partir da altura dos pais, se não ocorrerem problemas no crescimento. Basta somar a altura do pai com a da mãe e dividir por dois. Se for menino, deve-se acrescentar 6,5 cm; menina, subtrair 6,5 cm. A altura final pode variar de 4 cm a 5 cm para cima ou para baixo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;