Nacional Titulo
Professor universitário é acusado de racismo no PR
Do Diário do Grande ABC
23/04/1999 | 17:54
Compartilhar notícia


O 9º Distrito Policial de Curitiba abriu inquérito policial para investigar denúncia de preconceito racial envolvendo o professor da Universidade Tuiuti do Paraná, Welheim Eduard Meiners. Ele é acusado de ofender a estudante do primeiro ano de Comunicaçao Social Camila Vargas de Souza, 20 anos. Ambos discutiam sobre uma prova e o professor, segundo denúncia apresentada por Camila, teria dito aos alunos em sala de aula: ``Eu vou definir para vocês quem é a baiana, é uma galinha preta de encruzilhada'. Camila é baiana, radicada há oito anos em Curitiba, e a única negra da turma.

A declaraçao foi feita depois que a estudante afirmou nao se preocupar com a disciplina do professor pelo fato de já ter obtido notas boas. O professor de Economia foi afastado nesta semana da universidade depois que a aluna registrou queixa no 9º Distrito Policial. A universidade também abriu inquérito administrativo e, se confirmado crime racial, o professor será demitido por justa causa, segundo o coordenador do curso de Comunicaçao Social, José Nacherelner Júnior.

Camila arrolou três testemunhas no caso, seus colegas de curso, que serao ouvidas a partir da semana que vem, segundo o delegado Marcus Michelotto. Em seguida, o professor dará o seu depoimento. Ele nao está dando entrevistas. Uma das testemunhas, o estudante Arold Glomb, 20 anos, conta que professor fez as ofensas em ``tom preconceituoso'. O crime de preconceito de raça ou de cor, conforme lei 9.459, de 13 de maio de 97, prevê de um a três anos de detençao.

``O professor foi jocoso e humilhou a moça em público', afirma o advogado da estudante, André Luiz Nunes da Silva. Segundo ele, os colegas de turma confirmam que Welheim também tratava Camila de forma ``diferenciada e com muita formalidade' pelo fato de ela ser negra. ``Ele quis mostrar que ela deve ficar no canto da sala, pois para o negro ainda nao existe liberdade de expressao', afirma o advogado, que é também militante do Movimento Negro de Curitiba.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;