Política Titulo
Vereadores ignoram Saúde de Santo André
Mark Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
31/07/2010 | 08:51
Compartilhar notícia


Às vésperas do retorno do recesso parlamentar, na terça-feira, os vereadores de Santo André seguem curtindo seus descansos alheios aos acontecimentos da cidade. Ontem à noite a Secretaria de Saúde realizou, na Câmara, audiência pública para a prestação de contas da Pasta no segundo trimestre do ano. No entanto, apenas um dos 21 vereadores, participou da atividade.

O solitário foi Francisco Alberto, o Alemão do Cruzado (PSL), que, por trabalhar em sua campanha para deputado estadual, segundo o próprio, "não entrou em recesso". O social-liberal alfinetou os colegas de Legislativo. "Há de se ressaltar que sou o único vereador aqui hoje (ontem). E muitos dizem que abraçam a causa", ironizou.

O secretário de Saúde, Arnaldo Augusto Pereira, minimizou o ocorrido, e atribuiu o fato a compromissos assumidos previamente pelos parlamentares. "Estamos no meio do recesso, em ano eleitoral, muitos são candidatos ou trabalham na campanha de algum candidato. É compreensível", considerou.

O titular da Pasta, que foi o responsável pela apresentação de gastos e investimentos na Saúde de Santo André de abril a junho, disse não sentir-se desprestigiado pela ausência dos vereadores. "No dia a dia da Câmara, durante o período de sessões, todos mostram interesse pelo tema."

E não só os vereadores não compareceram. O horário da audiência, marcada para as 18h de uma sexta-feira, afastou também os populares. Desta forma, Pereira fez explanações para público ínfimo, que ocupou poucas cadeiras no plenário do Legislativo.

A data foi definida para possibilitar a prestação de contas no mês subsequente ao trimestre em questão. "O Conselho Municipal da Saúde aprovou ontem o relatório. Se deixássemos para a semana que vem, poderíamos ser cobrados por tê-la realizada dois meses depois do último mês de referência", ponderou Pereira.

Conteastador solitário, Alemão do Cruzado solicitou esclarecimentos sobre vacinação contra o vírus H1N1, da gripe suína. No período a cidade registrou um caso da doença e vacinou mais de 300 mil pessoas.

Motolâncias - Apesar de falar para público pequeno, Arnaldo Pereira cumpriu seu papel de apresentar números da Secretaria da Saúde. Mais que isso, anunciou para até o fim de agosto o atendimento médico de emergência por duas motocicletas doadas pelo Ministério da Saúde. As motolâncias serão pilotadas por duas duplas (um enfermeiro e um técnico em enfermagem), equipadas com desfibrilador e equipamentos de primeiros socorros - ainda não há definição sobre o local em que os veículos ficarão.

Além das motolâncias, Pereira ressaltou que a Prefeitura investiu 25% da receita do trimestre na Saúde - a Constituição determina investimentos de ao menos 15%. Outro ponto exaltado foi a contratação de 50 novos profissionais para as unidades de saúde do município.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;