Diarinho Titulo
Som alto faz mal?
Bruna Gonçalves
Especial para o Diário
01/11/2009 | 07:26
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Marcelo Rodrigues da Conceição Jr, 9 anos,de Mauá, adora música, principalmente funk. "Ouço alto no aparelho de som de casa, não no MP3."

Música muito alta pode matar as células ciliadas (recobertas de pelinhos) que ficam dentro do ouvido, cuja função é captar e enviar o som ao cérebro. A gente nasce com cerca de 10 mil a 15 mil dessas células, que vão morrendo naturalmente a partir dos 40 anos e não nascem outras no lugar.

Muitas podem morrer bem antes disso por causa da poluição sonora das cidades e quando ficamos por muito tempo em contato com som alto. É recomendável deixar o volume na metade do limite da potência do aparelho: se chega a dez, deixe no cinco. Dessa forma, dá para ouvir de três a quatro horas diárias, sem causar danos.

Um dos maiores vilões é o MP, cuja bateria dura até 20 horas. Muita gente passa metade desse tempo com ele grudado no ouvido e nem percebe que está alto. Recente estudo europeu revelou que 10 milhões de jovens poderão ficar surdos por causa do seu uso excessivo e alto.

O problema se agrava em função do tipo de fone. O mais perigoso é o modelo que se encaixa dentro do ouvido, ampliando a potência do som. Como ele isola todo o barulho externo, não haveria necessidade de deixá-lo com volume alto.

Mesmo quem usa headfone (aquele tipo arquinho) não está livre do problema. Como o acessório não envolve todo o ouvido, pega interferência do som de fora, e a tendência é a gente aumentar o volume para ouvir melhor. Uma das formas de saber se está passando do limite é quando quem está ao lado também consegue ouvi-lo. (Supervisão Teresa Monteiro)

Consultoria do otorrinolaringologista Ektor Onishi, coordenador da Campanha Nacional de Saúde Auditiva

Como funciona?
Para ouvir, a gente depende do ouvido e do cérebro. O som entra pelo canal auditivo que chega até o tímpano, onde ficam os ossos martelo, bigorna e estribo (o menor osso do corpo). Confira o caminho percorrido:
1 - As ondas sonoras fazem o tímpano (pele fininha e transparente) vibrar
2 - O tímpano transfere a vibração para os ossinhos do ouvido que...
3 - ...vibram a cóclea (parte interna do ouvido) que é cheia de um tipo de líquido...
4 - ... que movimenta as células ciliadas, cuja função é captar o som. Cada movimento...
5 - ...corresponde a um som. O sinal é enviado ao cérebro pelo nervo auditivo
É como prender um papelzinho na beira de uma bacia de água. Como as células auditivas, ele vibrará de modo diferente a cada som transferido a ele pela água

O cérebro comanda tudo
O cérebro é o órgão mais importante do corpo humano. De cor marrom-rosado, é responsável por controlar todas as funções e ações do organismo. Está localizado dentro do crânio, cuja finalidade é protegê-lo. Dividido em várias partes, cada uma tem uma tarefa. O lobo temporal, por exemplo, é responsável pelo som e a linguagem. O cérebro não para nunca, nem mesmo quando dormimos. Quando esse órgão para de funcionar ocorre o que chamamos de morte cerebral Mesmo que o coração continue batendo, o organismo não reage mais. Isso é provocado, em geral, por acidentes que deixam traumas na cabeça, falta de oxigênio ou derrame cerebral.

Saiba mais
O excesso de barulho também afeta a audição dos animais, bem como a idade reduz a capacidade de ouvir. A cobra é uma das exceções. É surda porque não tem aparelho auditivo. Percebe a presença de outros bichos pelas vibrações no solo e o olfato. Sente cheiro pela língua!

As aves também não têm orelhas, mas a coruja ouve muito bem. As penas ao redor da face desempenham essa função. Os animais de orelhas grandes, como macacos e elefantes, conseguem ouvir melhor.

O cão é melhor ouvinte do que o homem. Ouve sons quatro vezes mais distantes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;