Diarinho Titulo
Cheiros do corpo
Do Diário do Grande ABC
10/01/2010 | 07:46
Compartilhar notícia


Faça chuva ou sol, frio ou calor, os humanos exalam naturalmente alguns cheiros característicos. Alguns quase não são percebidos, outros são tão fortes que podem indicar que algo está errado. Em geral, o banho resolve, mas em determinadas situações podem ser sintomas de micoses, infecções de garganta, alterações digestivas, doenças ginecológicas, entre outras, exigindo tratamento médico.

O mais constante deles é o famoso CC (abreviatura de cheiro de corpo), que se acentua mais na adolescência. É que o suor é produzido por dois tipos diferentes de glândulas sudoríparas: as écrinas, ativas desde os primeiros dias de vida, regulam a temperatura do corpo, e as apócrinas, que se desenvolvem em certas áreas do corpo, como virilha e axilas, se intensificam na adolescência. É nessa fase que os hormônios aceleram a transpiração e a produção de óleos e ceras, que podem aumentar o número de bactérias e fungos e deixar o odor ainda mais forte, principalmente nos meninos. Culturalmente, aprendemos que ele é fedido, mas é apenas um dos cheiros naturais do corpo, que podem ser eliminados com mais cuidados na higiene pessoal. Confira:

POR QUE TANTO CC?
Todo mundo precisa suar porque é por meio da transpiração que o organismo mantém a temperatura entre 36°C e 37°C. Se a temperatura do corpo se eleva, aumenta a produção de suor; se esfria, diminui; por isso é normal suar muito no calor e após exercícios físicos. Mas se ocorre fora dessas situações, pode ser provocado por uma doença chamada hiper-hidrose. O famoso CC aparece quando se acumulam bactérias que se alimentam de suor. Quanto mais úmido e quente for o local, mais elas se proliferam. Além do banho diário, use roupas leves e largas e desodorante de longa duração, principalmente antes da aula de educação física.

E PUM FEDIDO?
Todo mundo solta gases e isso é normal; afinal, o ar que entra precisa sair. Alguns hábitos podem dificultar a saída do pum, que se acumula. Respirar pela boca, comer rápido, falar muito durante a refeição e mascar chiclete aumentam a entrada de ar. Além disso, alguns alimentos podem deixá-lo mais fedido, como repolho, couve-flor, batata-doce, feijão, grão-de-bico, lentilha, ovo, carne e leite. Refrigerante aumenta a quantidade de gases. Na maioria dos casos, a mudança de hábito ajuda a melhorar.

O QUE CAUSA O MAU HÁLITO?
Três em cada dez pessoas têm bafo, que pode ser provocado por muitos fatores, como doenças no estômago; mas em geral a causa está na boca. Bactérias que se alojam na língua e restos de alimentos nos dentes são grandes causadores do cheiro ruim. Fumar, respirar pela boca, consumir álcool e alguns remédios reduzem a saliva, agravando o problema. Tomar dois litros de água por dia e mascar chiclete sem açúcar ajudam a manter a boca hidratada. Escovar os dentes após as refeições, usar fio e enxaguante bucal são essenciais. Quem usa aparelho deve redobrar o cuidado.

E O CHEIRO NOS ÓRGÃOS SEXUAIS?
Nos meninos, o cheiro se acumula, principalmente, pelo suor excessivo na região pubiana; portanto, um bom banho basta. Já nas meninas, o mau cheiro pode indicar algum tipo de infecção. O corrimento vaginal é uma inflamação dos tecidos vaginais, que passam a produzir secreção anormal, com surgimento de muco, odores, dor e coceira. Nesse caso, só o ginecologista pode receitar o melhor tratamento.

E O FAMOSO CHULÉ?
As bactérias multiplicam-se em ambientes úmidos, quentes e escuros e, geralmente, o pé fica fechado durante todo o dia. Dentro do tênis, elas se proliferam e eliminam gases que provocam o chulé. Para evitá-lo, alterne o uso entre dois pares de calçados, prefira modelos mais abertos, meias de algodão e sabonete antibacteriano. Sapatos com materais sintéticos podem aumentar o odor porque impedem a transpiração natural dos pés.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;