Política Titulo À frente
Favorito, Alckmin evita ‘já ganhou’ para amanhã

Tucano liderou pesquisas desde começo do processo eleitoral; sondagens apontam vitória já no primeiro turno

Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
04/10/2014 | 07:52
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


A possibilidade de conquistar a reeleição já amanhã foi tema evitado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), durante atividade de corpo a corpo no Largo 13 de Maio, região de Santo Amaro, Zona Sul da Capital. “Vou sempre trabalhar e com muita humildade”, relatou.

Durante os três meses de campanha eleitoral, Alckmin liderou todas as pesquisas de intenções de voto. E em todas as sondagens os resultados apontaram para vitória em primeiro turno. “Gosto de estar na rua. Passei quatro anos da gestão andando. Acredito que uma administração moderna precisa interagir com a sociedade civil. Campanha é momento de proximidade e muito pedagógico. Se aprende muito”, revelou.

Como a legislação eleitoral não permite que sejam realizados comícios e utilizados os carros de som, o chefe do Executivo paulista fez caminhada e conversou com a população paulistana, que frequentavam as ruas do centro comercial de Santo Amaro. Por aproximadamente uma hora, distribuiu cumprimentos, abraços e tirou fotos.

Em boa parte do percurso teve a companhia do candidato a presidente da República do PSDC, José Maria Eymael, que integra o arco de coligação do PSDB. “Já havia pedido ao governador para acompanhá-lo um pouco durante essa atividade de rua”, explicou Eymael.

Sobre avaliação de todo o processo eleitoral deste ano, Alckmin foi sucinto e novamente adotou discurso polido. “Acho que a campanha foi muito boa. Campanha sempre tem embates, ganhamos alguns direitos de resposta. Nada excepcional, foi positiva”, opinou.

Ao comentar sobre a estratégia de não se afastar do cargo para fazer campanha, o tucano despistou se foi decisão acertada e brincou com a situação. “É sempre tarefa dura. Você vai dormindo cada vez mais tarde e acordando cada vez mais cedo. O cinto já não tem mais furo. Emagreci dois quilos nesse dias. É um bom spa”, descreveu.

O governador novamente fugiu de polêmica ao comentar sobre a qualidade de seus principais adversários na corrida pelo Palácio dos Bandeirantes, Paulo Skaf (PMDB) e Alexandre (PT). “Isso cabe ao eleitor julgar. Eu tenho apreço pela democracia e acho que isso pode ser praticado”, avaliou.

De acordo com última pesquisa publicada pelo Datafolha, Alckmin lidera a disputa estadual, com 49% das intenções de voto. O segundo lugar está com o candidato do PMDB, que atingiu 23% da preferência eleitoral. O ex-ministro da Saúde é o terceiro, com 10%. Esse quadro, se mantido, concede vitória do tucano já amanhã.

AÉCIO
O chefe do Executivo do Estado demonstra otimismo com a projeção do presidenciável Aécio Neves (PSDB), que registrou vertiginoso crescimento nos últimos dias. “Está claro que teremos segundo turno. O Aécio está em uma curva ascendente. A campanha foi benfeita. O que foi possível fazer foi feito. Agora é aguardar com confiança”, comentou.

De acordo com última pesquisa de intenções de voto, Dilma Rousseff (PT), com 40%, terminaria o primeiro turno da corrida presidencial à frente. A ex-senadora Marina Silva (PSB), que já esteve empatada com a petista, vem perdendo pontos e apresenta 24% de preferência nacional. Já Aécio, que chegou a ser figurante na polarização de PT e PSB, alcançou 21%, empatando tecnicamente com a socialista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;