Economia Titulo Montadora
Volkswagen capacita jovens carentes
Daniel Macário
Especial para o Diário
04/10/2014 | 07:55
Compartilhar notícia
Divulgação


Levantamento realizado pela Page Talent, unidade de negócios da Page Personnel dedicada ao recrutamento de estagiários e trainees, aponta que quase a metade dos jovens não está preparada para ingressar no mercado de trabalho. Pensando nas dificuldades encontradas por estudantes de baixa renda ao iniciar esse processo, a Volkswagen acaba de criar o Projeto Gol.

O programa social que segue para sua segunda fase, neste fim de ano, é desenvolvido em parceria com o Estado da Bavária, a Câmara de Comércio Brasil Alemanha, a Instituição alemã BFZ e a Obra Kolping Brasil. Atendendo, atualmente, jovens na faixa etária de 14 a 16 anos, a iniciativa tem o objetivo de promover programa de estágio para estudantes de comunidades de baixa renda que estejam cursando o Ensino Médio em escola pública. 

Os dez primeiros alunos selecionados foram recebidos em junho no Centro Profissional Volkswagen Senai da fábrica Anchieta, em São Bernardo, para estágio de seis meses, que visa oferecer aos participantes toda a estrutura necessária para que os estudantes possam vivenciar situações reais do mundo corporativo, além de capacitar esses jovens profissionais com as demandas diárias da empresa.

Gerente executivo de academia e gestão de competências corporativas da Volkswagen do Brasil, Raimundo Ramos, explica que o processo de inserção desses estudantes é feito de forma que o mesmo se sinta acolhido pela empresa. “Inicialmente, eles passam por treinamento no Senai, onde eles aprendem conceitos básicos sobre como funciona a indústria. Depois, identificamos profissionais dentro de nossa empresa, na área de operações, para acompanhá-los durante o período do programa”, relata.

EXPERIÊNCIAS 

Estudante de São Caetano, a jovem Débora Bocci dos Santos, 17 anos, é uma das integrantes da primeira fase deste projeto. Após passar pela etapa de testes, composta por dinâmicas e provas práticas de Português, Matemática e conhecimento gerais, Débora demonstra propriedade ao falar dos aprendizados que teve durante o programa.

“Está sendo especial para nós (a vivência de trabalhar na Volkswagen). Durante todo o dia temos algo novo para aprender. Estou me surpreendendo com muitas coisas, e agora tenho uma outra visão de como entrar no mercado de trabalho”, comenta entusiasmada a jovem, que já programa investir na sua capacitação profissional por meio de cursos. “Tenho planejado me inscrever, depois do programa, para curso de Segurança de Trabalho aqui em São Bernardo, por me identificar bastante com o tema. E, a partir do ano que vem, irei cursar Robótica para ter uma base do que eu quero futuramente.”

Thales Lima de Assis, 16, que também estuda em São Caetano, está em treinamento na montadora há quatro meses, e comenta o orgulho de seus parentes por ter sido selecionado para participar do projeto. “Minha família ficou muito orgulhosa por eu ter passado no processo seletivo e ter a chance de estar numa grande empresa, como a Volkswagen. Sempre que vejo meus primos e tios sou questionado sobre como estou me saindo na empresa e o que estou aprendendo”, revela.

Ao longo dos seis meses de estágio, os jovens conhecerão os centros de treinamento, visitarão as áreas produtivas e serão encaminhados para atividades técnicas e de suporte a áreas como estamparia, armação, montagem e logística, entre outras. 

Os estudantes recebem bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 400 e transporte fretado pela empresa. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;