Economia Titulo Mobilização
Bancários atrasam hoje
abertura das agências

Para protestar contra mudanças nas faixas salariais, unidades
do Banco do Brasil em Santo André irão abrir apenas às 11h

Tauana Marin
do Diário do Grande ABC
30/04/2013 | 07:07
Compartilhar notícia


 

Os funcionários do BB (Banco do Brasil) vão atrasar, hoje, em uma hora, a abertura de duas unidades da Senador Fláquer, Centro de Santo André - os bancos funcionarão a partir das 11h. Além disso, uma assembleia será realizada na rua. A movimentação é uma forma de protestar contra as mudanças nas verbas salariais que vem ocorrendo na instituição financeira.

O Sindicato dos Bancários do ABC alega que o banco teria transformado o piso salarial em teto, o que impediria os trabalhadores de ter remuneração maior que o VR (Valor de Referência), prejudicando o PCR (Plano de Carreira e Remuneração).

"O BB também coloca em risco o salário porque não há garantia que os reajustes no futuro incidirão sobre todas as verbas, que serão perdidas em caso de mudança de agência ou departamento", aponta a entidade sindical.

Os funcionários reclamam que, a cada ano, aumentam as metas, o que leva pressão aos profissionais, gerando, muitas vezes, adoecimento devido ao assédio moral.

Outra reclamação do sindicato é contra práticas consideradas antissindicais. "Conforme visto após a Campanha Nacional 2012, o assédio moral está disseminado como forma de gestão de resultados, há ameaças de transferências compulsórias em agências com suposto excesso de caixas e escriturários, além de várias outras formas de pressão, incluindo alterações no sistema de avaliação", alega o sindicato regional.

"Estas, apesar de o banco dizer que são pontuais devido a migração de sistema, deixam lacunas que preocupam os trabalhadores quanto às garantias contra a retirada de benefícios conquistados. Pelo acordo coletivo e instrução normativa vigente à época da assinatura do acordo, a perda de comissão deve respeitar três avaliações semestrais consecutivas negativas", destaca.

HISTÓRICO - O presidente do Sindicato dos Bancários do ABC, Eric Nilson explica que, neste ano, inúmeras manifestações estão acontecendo na região. "Cada ação que fazemos diz respeito a problemas específicos de cada instituição. No entanto, a alta rotatividade e o aumento do assédio moral, certamente, serão nossas maiores bandeiras durante a campanha salarial deste ano.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;