Política Titulo Aposta da vez
Ferro diz estar pronto para encabeçar chapa do PSDB

Nome do vereador desponta no ninho tucano de São Bernardo

Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
14/08/2011 | 07:55
Compartilhar notícia


O vereador Admir Ferro diz estar preparado para encabeçar a chapa do PSDB na corrida pelo Paço de São Bernardo no ano que vem. O nome do parlamentar tem despontado como favorito diante do quadro eleitoral que se desenha.

Segundo informações, Ferro teria mais condições de agregar aliados. Um exemplo prático é a parceria com o deputado estadual Alex Manente (PPS) em possível segundo turno. Não haveria problemas de um estar no palanque do outro, situação que, inclusive, teria apoio e incentivo do deputado federal William Dib (PSDB de São Bernardo). Fato que dificilmente ocorreria se o candidato tucano for o deputado estadual Orlando Morando, o qual tem relação conturbada com Alex.

Dib, por sua vez, não sairá candidato para evitar desgaste, pois a avaliação é de que haverá dificuldade em bater o prefeito Luiz Marinho (PT) que tentará a reeleição. Sem ser conhecido na cidade e pela primeira vez tentar o comando do Paço, o petista teve 48,3% dos votos válidos no primeiro turno do pleito de 2008.

Admir Ferro ressalta seu currículo e o panorama eleitoral favorável para se colocar "à disposição do partido". "Estou no sexto mandato de vereador, fui por duas gestões secretário de Educação (12 anos), sou fundador do PSDB em São Bernardo. Temos outros nomes, mas vou me colocar em nível de igualdade. Estou preparado."

O parlamentar observa que a eleição é de dois turnos e, consequentemente, a política de alianças ocorre em duas etapas. "Tenho mais facilidade em dialogar para construir aliados. Acredito que podemos disputar para vencer", avalia.

Outro fator que pende positivamente para o lado de Ferro é, segundo ele, o potencial de crescimento durante a campanha eleitoral. Há, no momento, alguns nomes à sua frente em pesquisas, como os de Dib e Orlando. "Não dou de arrancada, sou de chegada. Tenho condições de evoluir o percentual, pois a rejeição é baixa, se é que existe. Em 1996, saímos (o candidato do PSDB foi Maurício Soares) em quarto lugar no início da eleição e vencemos no segundo turno", exemplificou.

Ferro observou que ainda não expôs oficialmente a pretensão para a executiva do PSDB, mas que isso "ocorrerá no momento certo".

Enquanto seu nome ganha musculatura nos bastidores, publicamente quem defende sua candidatura é William Dib. Corroborando com a tese de facilidade para formar alianças, entretanto sem citá-la, o deputado federal e coordenador regional do PSDB salientou que o vereador "tem todos os requisitos" para ser o candidato. "Tem feito um papel difícil e importante como oposição ao governo na Câmara."

Orlando Morando evitou comentar o assunto. Sequer afirmou se é ou não pré-candidato - encabeçou a chapa tucana em 2008. Disse apenas que resolução da executiva estadual prevê inscrições de quem aspira disputar o pleito majoritário até o último dia de fevereiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;