Economia Titulo Crise
Indústria da região reage em julho
Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
11/08/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


A indústria do Grande ABC reagiu em julho e contratou 700 trabalhadores. Porém, como em junho o saldo foi de exatamente 700 demissões, não houve avanço na comparação mensal.

Em relação a julho do ano passado existe deficit, pois, à época, foram geradas 1.250 vagas, 550 a mais. Na comparação do acumulado do ano, 2011 também deixa a desejar a 2010. De janeiro a julho, a indústria da região soma saldo de 6.400 postos de trabalho, enquanto no ano passado, eram 9.000.

Na avaliação do diretor do Ciesp de Diadema, José Gascon Hernandez, isso mostra que, nesse período em 2010 as indústrias demonstravam tendência de contratação. E, agora, de demissão. "O ano passado o setor foi marcado pela recuperação, mas neste ano, muitas empresas não estão conseguindo se manter, algumas têm, inclusive, problemas financeiros."

E é mais uma vez a enxurrada de importação que figura como o calcanhar de aquiles da indústria regional. "O problema não está na concorrência leal, em que os produtos são fabricados sob as mesmas condições que no país em que eles vão entrar. Está na desleal, como ocorre com os asiáticos, que trabalham 14 horas por dia e contratam crianças. É um contrasenso. E o governo deveria barrar isso."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;