Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Política
>
Fissura
Racha no tucanato faz Morando dobrar com Kiko
Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
20/01/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


Apesar da fissura aguda no PSDB de São Bernardo, o deputado estadual Orlando Morando descarta migração de partido, assegurando disputa à reeleição em 2014 pelo tucanato. O racha entre as alas internas, porém, forçará o parlamentar a limitar as parcerias regionais de campanha ao pleito. A princípio, Morando somente tem expectativa de dobrada com Adler Kiko Teixeira (PSDB), ex-prefeito de Rio Grande da Serra e, atualmente, chefe de Gabinete da Prefeitura de Diadema.

Dentro do projeto político, Kiko seria lançado como candidato a federal. Morando evitou estender a briga partidária ao afirmar que não antecipará o processo eleitoral em um ano e meio. Segundo o tucano, seu grupo está em fase de formatação do planejamento estratégico de campanha. "Está certa a parceria com o Kiko. Além do mais, buscaremos fortalecer o projeto, mas vejo que nesse momento é muito cedo para se dedicar a essa articulação."

Nas fileiras tucanas, é notório o desgaste político da relação entre o tucano e o deputado federal William Dib (PSDB) - briga iniciada durante a eleição de 2008, sem aproximação efetiva até hoje. Em 2010, Dib fez dobrada com Raimundo Salles, à época no DEM, em detrimento também ao correligionário Admir Ferro, que tende a entrar novamente no páreo ano que vem. Presidente do PSDB local, o ex-vereador seguirá em união eleitoral com Alex Manente (PPS).

Embora haja série de resquícios negativos, Morando rechaça possibilidade de sair do tucanato. Para o deputado, as especulações de que ele possa renovar o cargo na Assembleia Legislativa por outra legenda não passam de "fofocas". "Já está consolidado que serei candidato pelo PSDB. Estou bem no partido. Da minha boca não saiu absolutamente nada sobre troca (de sigla)", disse, ao citar que não vê problema no fato de pessoas próximas do grupo político terem deixado a agremiação.

Há articulações, nos bastidores, para atrair Morando ao PSD e PTB, porém sem convite oficial. A despeito dos entraves políticos, o interesse de aliados provém da capilaridade eleitoral do tucano, no terceiro mandato de deputado.

O prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), e o ex-vereador Paulinho Serra (PSD), hoje secretário de Obras do governo Carlos Grana (PT), fazem parte da ala ligada a Morando e são exemplos de políticos dissidentes do PSDB. A proximidade deve ter por contrapartida o apoio na empreitada, mesmo que seja de maneira velada em razão de confrontar com trincheiras diferentes, que já tenham sido firmadas como compromisso no passado.

 

EMENDAS

Morando destinou a totalidade das emendas parlamentares, a qual tem direito dentro do Orçamento estadual no valor de R$ 2 milhões, para o Grande ABC. O parlamentar frisou, inclusive, que São Bernardo, comandada pelo adversário político e prefeito Luiz Marinho (PT), receberá R$ 300 mil para infraestrutura. "Me coloquei à disposição de todos. Tanto é que pedi para os vereadores (Hiroyuki) Minami e Juarez (Tudo Azul, ambos tucanos de sua tendência) para buscar audiência (com o petista)."

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.