Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 16 de Maio de 2024

Política
>
Desinstalação
Detran manda gestão Marinho tirar giroflex

Departamento foi acionado após carro de secretário de S.Bernardo ser visto com luminoso irregular

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
04/04/2014 | 07:55
Compartilhar notícia
Reprodução Facebook Rádio Bandeirantes


A Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) de São Bernardo, vinculada ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito), solicitou ao governo do prefeito Luiz Marinho (PT) a retirada de giroflex nos carros oficiais, sob risco de multa. O veículo cedido ao secretário de Segurança Urbana da cidade, Benedito Mariano, foi flagrado utilizando irregularmente o equipamento para fugir do trânsito na Via Anchieta no mês passado.

Diretor da 73ª Ciretran do município, Luiz Fernando Dias informou que a instituição não tinha ciência do uso do aparelho luminoso em desconformidade com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Além de pedir a desinstalação do giroflex, o departamento encaminhou à Polícia Militar que realizasse fiscalização em todos os automóveis da Prefeitura.

Segundo o artigo 230 do CTB, em seu inciso 12º, conduzir veículo com equipamento ou acessório proibido por lei é uma infração grave, com multa a ser aplicada. Como medida administrativa, o carro pode ser retido para sua regularização. Apenas automóveis que prestam serviços de emergência, como viaturas de resgate, têm permissão de uso de giroflex.

Autor de dois ofícios sobre a irregularidade, o oposicionista Julinho Fuzari (PPS) afirmou que tratou do tema diretamente com Benedito Mariano na quarta-feira, quando o secretário foi à Câmara para detalhar projeto do CIM (Centro Integrado de Monitoramento) de São Bernardo, que será inaugurado hoje pela manhã. “Ele me disse que não utiliza mais o giroflex, que não orienta seu motorista a fazer isso e até tinha afastado o servidor”, comentou o popular-socialista, que notificou também o Paço sobre o caso.

O automóvel oficial da Secretaria de Segurança Urbana foi flagrado pelo munícipe Dirceu Rosa do Amaral com o acessório ligado em pleno horário de pico na Via Anchieta. “Ele vinha a 120 km/h, 140 km/h. Estava todo mundo naquela fila enorme e vem um, que é do poder público, que deveria dar o exemplo e não dá”, declarou Dirceu à Rádio Bandeirantes.

O motorista que presta serviços a Benedito Mariano comentou à Rádio Bandeirantes que o secretário orienta a utilizar o equipamento, principalmente quando acessam o corredor de trólebus. À reportagem, Mariano negou a conduta e afirmou não saber se o funcionário fazia uso do giroflex após deixá-lo em sua residência em Osasco, na Grande São Paulo. Mas ressaltou não ver problemas em seu automóvel possuir a sirene, já que trabalha na área de Segurança Pública.

Mariano não foi localizado para comentar a solicitação da Ciretran.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.