Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 3 de Maio de 2024

Setecidades
>
Santo André
Na Prestes Maia, pedestres
se arriscam entre os carros

Mesmo com inauguração da passarela no
domingo, moradores atravessam pela via

Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
25/03/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Mesmo com a inauguração da passarela sobre a Avenida Prestes Maia, em Santo André, no domingo, há quem ainda se arrisque para atravessar a via sem utilizar a passagem elevada. Apesar de não haver mais faixa de pedestres nem semáforo no local, em frente ao núcleo Tamarutaca, a barreira no canteiro central ainda não foi totalmente fechada com grade. É por lá que os pedestres pulam para transpor a rua em meio aos carros. A Prefeitura promete resolver o problema até o fim desta semana.

A equipe do Diário permaneceu cerca de 30 minutos na avenida, ontem, por volta das 17h, horário de trânsito intenso. Neste período, quatro pessoas se arriscaram e atravessaram correndo na frente dos veículos, sendo que uma delas veio em direção ao núcleo Tamarutaca e depois voltou, ambas sem utilizar a passarela.

Várias pessoas fugiam quando questionadas sobre o motivo para ignorar o equipamento de segurança. “Estou atrasado para ir à escola”, disse um jovem.

O único que se justificou foi o catador de material reciclável Eduardo Euclides Nunes, 32 anos. “Sei que é errado, mas busco o caminho mais fácil e mais rápido porque o serviço exige isso. Tempo é dinheiro.” Apesar da declaração, Nunes demorou por volta de cinco minutos para conseguir atravessar os dois sentidos da via, devido ao trânsito intenso.

O dia todo

O comerciante Francisco Ferreira, 50, que possui loja em frente ao ponto onde antes ficava a faixa de pedestres, afirma que foi assim durante todo o dia. “Enquanto não fecharem a grade, o pessoal pula mesmo. E acho até que, com o passar do tempo, vão derrubar a grade mesmo. Ninguém respeita. Mas se for atropelado, a culpa é só dele”, opina.

A Prefeitura de Santo André informou, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, que concluirá a instalação da barreira até o fim desta semana, com a colocação, inclusive, de grades até a altura da Faculdade de Medicina do ABC.

Em abril, a administração dará início à instalação de praça linear ao longo de toda a extensão da via.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.