Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Bolsas asiáticas fecham sem direção definida
02/01/2014 | 06:01
Compartilhar notícia


Os mercados asiáticos encerraram o primeiro pregão do ano com comportamentos distintos, com destaque para a queda do mercado chinês após a desaceleração da atividade industrial em dezembro.

O índice Xangai Composto continuou o desempenho negativo visto em 2013 e encerrou o primeiro dia de negociações do ano no vermelho, com perdas de 0,3%, aos 2.109,39 pontos, embora o Shenzhen Composto tenha avançado 1,0%, para 1.068,10 pontos. O índice Hang Seng marcou perdas de 0,1%, aos 23.281,15 pontos.

As bolsas chinesas foram prejudicadas pela desaceleração da atividade industrial. O índice dos gerentes de compras (PMI) da manufatura divulgado pelo governo chinês mostrou uma desaceleração para 51,0 em dezembro, de 51,4 em novembro. O mesmo indicador medido pelo HSBC confirmou os dados preliminares e perdeu força para 50,5, de 50,8, no menor patamar em três meses. Leituras acima de 50 indicam expansão da atividade industrial, enquanto números abaixo dessa marca sugerem contração.

Os economistas viram os números como uma confirmação de que a economia chinesa pode desacelerar mais e chamaram atenção para a redução dos estoques das empresas em dezembro.

Para a equipe do Barclays, os detalhes do PMI mostram uma piora geral no índice. "Isso sugere que a forte produção e a construção dos estoques nos últimos meses chegou ao fim, à medida que as empresas se tornaram mais cautelosas dada a suavização das condições de demanda", afirmaram Jian Chang e Jerry Peng. Eles alertaram que a piora foi observada para pequenas, médias e grandes empresas, o que sugere uma desaceleração no momentum da economia.

Mas o pior desempenho da região ficou por conta do mercado acionário na Coreia do Sul. O índice Kospi fechou em baixa de 2,2%, aos 1.967,19 pontos, pressionado pelas ações da Samsung, que caíram 4,59%. A empresa, que é a maior do país em valor de mercado, divulgará ainda hoje o relatório preliminar do quarto trimestre, e os investidores esperam uma forte desaceleração no lucro operacional.

Na Austrália, o índice S&P/ASX 200 fechou em alta de 0,3%, com 5.367,9 pontos, renovando uma máxima de seis semanas. As ações de empresas mineradoras continuaram na ponta ganhadora do índice, com os papéis da BHP Billiton em alta de 0,6%. Mesmo assim, o volume negociado continuou muito baixo.

"A julgar pelos volumes na sessão asiática, parece que os grandes gestores de fundos começarão a colocar o dinheiro para trabalhar na próxima semana", disse o estrategista-chefe de mercado da IG, Chris Weston.

O dia também foi de ganhos nas Filipinas, onde o índice PSEi seguiu o bom desempenho do último pregão norte-americano e fechou o dia com alta de 1,6%, aos 5.984,26 pontos. James Lago, diretor de pesquisa no PCCI Securities Brokers, disse que o otimismo renovado com o país e novas compras de portfólios influenciaram positivamente o dia.

Em Taiwan a realização de lucros zerou os ganhos registrados no início do pregão e o índice Taiwan Weighted encerrou muito próximo da estabilidade, aos 8.612,54 pontos. Para William Chen, analista do Cathay Securities, ainda é preciso mais tempo para avaliar se os investidores estrangeiros se tornaram otimistas com as ações regionais. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.