Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Dos tempos do Botafogo da Vila Bastos

ano, 1961. Os meninos do Infantil Botafogo Futebol Clube, de Santo André, vão a campo

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
27/02/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


O ano, 1961. Os meninos do Infantil Botafogo Futebol Clube, de Santo André, vão a campo. O raspadão é a Praça Belvedere, na Vila Bastos, semente da atual Praça Kennedy.

Em pé, a partir da esquerda, Tadeu, Cirineu Targher, seu irmão José Luiz, Edson Modes, Nilson e Douglas Alfini; agachados: Emílio Bassanelo, Armando Standeski, Inácio Bassanelo, Marcio Modes e Roberto Sian.

No fundo da foto é possível observar parte do Foto Carlos. No espaço atualmente ocupado pela Pizzaria Jóia ficava a mercearia do senhor Hugo.

O jogo de camisas do time lembrava a do Botafogo original, do Rio de Janeiro, em preto e branco. Foi adquirido por meio de uma vaquinha entre os atletas, com idades variando entre 12 e 16 anos. O jogo da foto devia fazer parte de algum festival esportivo, já que o campo habitual do time ficava num terreno da antiga Light, na Rua Cesário Bastos, esquina com a Avenida Portugal. Num festival como aquele era reservado ao vencedor um garrafão de vinho, uma flâmula ou, em caso especial, um troféu.

A turma morava por perto, entre a Avenida Portugal, e a Rua Dona Carlota. Pelo menos três deles continuam por aqui, quase 50 anos depois. Marcio, que guardou a foto, mora na Rua Laura, Cirineu e Roberto Sian residem na Avenida Portugal. Edson, irmão de Márcio, faz carreira na Cofap, com mais de 40 anos de casa, e reside na Vila Scarpelli. Emílio mudou para o Interior, Armando para Ribeirão Pires.

Quanto ao Infantil, depois Juvenil, Botafogo, sobreviveu por cerca de cinco anos.

Andreense - Márcio Modes nasceu em Santo André, em 11 de abril de 1947, filho de Acácio Modes, torneiro da Fichet, e de dona Edméa Parizatto. Trabalhou na Fichet, como o pai, na Souza Cruz, na Olivetti e na 3M do Brasil, para depois se dedicar ao comércio e abrir sua casa lotérica.

Almanaque

Affonso Maria Zanei

Nascimento: Santo André, 27 de fevereiro de 1921.

Vereador: 1952 a 1955; 1956 a 1963; 1969 a 1973; 1977 a 1983.

Partidos: PSD, Arena e PDS.

Falecimento: Santo André, 10 de novembro de 1983.

Iniciou na política partidária em 1947, como integrante do PSD, cujo diretório municipal presidiu na década de 1950. Foi vice-prefeito em 1955 e suplente de deputado federal na primeira metade dos anos 1960. Foi farmacêutico e presidiu o Aramaçan durante 10 anos.

Antonio Carlos Granado

Nascimento: São Paulo, 27 de fevereiro de 1946.

Vereador: 1983 a 1988.

Partido: PT

Integrante da primeira bancada petista de Santo André. Lançado pelo Núcleo de Vila Metalúrgica, em Utinga. Economista formado pela USP. No primeiro governo de Celso Daniel (1989-1992) foi coordenador de Planejamento da Prefeitura.

Agenor da Silva Santos

Nascimento: Presidente Alves (SP), 27 de fevereiro de 1920.

Vereador: 4 de setembro a 4 de outubro de 1962.

Partido: PSD.

Falecimento: 27 de abril de 1967.

Primeiro suplente do seu partido. Substituiu a Antonio Ferreira dos Santos. Em um mês de Câmara Municipal apresentou um total de 15 indicações e dois requerimentos.

Diário há 30 anos

Terça-feira, 27 de fevereiro de 1979

Manchete - Carnaval de rua supera expectativas na região.

Costumes - Da coluna Primeiro Plano, o comentário de Hermano Pini Filho: "Carnaval mesmo enfrentou quem foi à Baixada Santista ou ainda lá permanece. Portanto, a volta hoje e amanhã deverá ser uma verdadeira continuação do Carnaval."

Prêmio - Ganhadores do Teste 431 da Loteria Esportiva são de Rio Grande da Serra.

Editorial - Um assessor que vai, os exemplos que ficam (sobre a exoneração do chefe de gabinete da Prefeitura de São Bernardo).

Hoje - Dia dos Idosos.

Cursos e eventos

Alimentação

A Secretaria de Segurança Alimentar de Diadema está com inscrições abertas para o curso gratuito Hábitos Alimentares Saudáveis e Aproveitamento Integral dos Alimentos. Estão disponíveis 480 vagas. Podem se inscrever moradores do município com idade superior a 14 anos. O curso acontece entre os dias 3 e 28, e terá duração de 10 horas, divididas em quatro aulas de duas horas e meia. Os interessados devem se dirigir ao Centro Público Thereza Lino de Oliveira, que fica na Rua Santa Bárbara, 489, Jardim Santa Rita. O local funciona das 9h às 12h e das 13h às 17h. Mais informações pelo telefone 4071-6800.

Motos

A Prefeitura de Santo André realiza curso gratuito de pilotagem segura destinado a mulheres motociclistas. O evento será realizado no dia 21, das 9h às 12h. Há 120 vagas disponíveis para o curso que inclui um módulo teórico e outro prático. As interessadas devem possuir habilitação. O objetivo do evento é conscientizar as motoristas sobre a importância de conduzir as motos de maneira correta. As participantes receberão certificado de participação e material. As inscrições podem ser feitas entre os dias 2 e 9 pelos telefones 4422-2002 e 4422-2016 ou pelo e-mail arnaum@santoandre.sp.gov.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.