Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

Chanceler israelense boicota discurso de Lula
Do Diário OnLine
Com AFP
15/03/2010 | 19:07
Compartilhar notícia


O chanceler israelense ultranacionalista Avigdor Lieberman não participou nesta segunda-feira do discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na sessão plenária especial do parlamento israelense, o Knesset, e do jantar oficial oferecido pelo presidente de Israel, Shimon Peres.

Lieberman ficou descontente pelo fato de o presidente brasileiro não ter depositado uma coroa de flores no túmulo de Theodore Herzl, o jornalista austríaco-húngaro, fundador do movimento sionista que levou à criação do Estado de Israel.

Funcionários brasileiros disseram que Lula não pôde fazê-lo devido, "unicamente, à sua agenda apertada".

Fontes próximas a Lieberman - líder do partido de extrema direita de Israel - disseram que Lula quebrou o protocolo da viagem, uma vez que a visita ao local "faz parte das regras de cerimônia e amizade entre nações".

A viagem de Lula ao Oriente Médio representa o mais importante esforço feito até agora pelo governo para tentar situar o Brasil como interlocutor para as negociações entre israelenses e palestinos.

Ao ser recebido por Shimon Peres, Lula disse que sonha com o dia em que o Oriente Médio terá paz. "Eu acho que o vírus da paz está comigo desde que estava no útero da minha mãe. Não me lembro do dia em que briguei com alguém".

O presidente brasileiro afirmou ainda, durante a sessão do parlamento israelense, que defende a criação do um Estado palestino.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.