Maria Eduarda Guimarães, de 13 anos, ganhou
ouça este conteúdo
|
readme
|
A andreense Maria Eduarda Josgrilberg Guimarães, 13 anos, que cursa o 8º ano da escola Jardim Pequenitos Il Sole, em Santo André, é a vencedora da etapa estadual do 54º Concurso Internacional de Redação de Cartas, realizado no Brasil pelo Correios. Os alunos escreveram redações no gênero textual de cartas argumentativas sobre o tema Imagine que você é o oceano, visando expressar sua consciência ambiental. A estudante e a instituição de ensino ganharam R$ 2.300 e R$ 2.500, respectivamente.
A jovem conta que foi a primeira vez que participou do concurso e que acabou concorrendo de última hora. “Pesquisei bastante sobre o tema durante um fim de semana em que fui para Goiânia visitar meus avós maternos. Na segunda, quando voltei, entreguei a carta e passei a limpo correndo. Era o último dia de entrega. Nem achava que tinha chance de ganhar”, diz.
A notícia de que era a vencedora veio de forma inusitada, na quarta-feira (7), conforme revela seu pai, o dentista Murilo de Sousa Guimarães, 46. “Estava trabalhando e ligou um rapaz do Correios. Fiquei muito emocionado. Fui então até a escola com minha mulher com flores para fazer uma surpresa.”
Maria Eduarda, que é filha do meio – tem dois irmãos, de 11 e 22 anos –, desenvolveu a habilidade de escrever porque adora ler. “Gosto de romance, ficção e até de livros de medicina. Estou agora lendo Jogos Vorazes: Amanhecer na Colheita, de Suzanne Collins”, revela. “Ela lê bastante, gosta muito de ler e sempre foi uma aluna que nunca deu problema. Todos falam que ela é responsável e esforçada, e que socializa, tendo um bom equilíbrio”, afirma a mãe, Erika Josgrilberg Guimarães, 47, que também é dentista.
A professora de Português da jovem, Lygia Gutierrez Bernardes Angelin Fontanezi, diz que sabia que a chance da candidata ganhar era forte. “Receber esta notícia foi um grande presente, pois reforça a importância do nosso trabalho e motiva nossos alunos a explorarem novas possibilidades”, afirma.
Este foi o primeiro concurso de redação de Maria Eduarda, mas a estudante já tem o hábito de participar de outras disputas, como o Canguru de Matemática, a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), a Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras e a Oba (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica). Além de exercitar a mente, ela pratica atividades físicas. “Tem que cuidar do corpo também, estar em movimento. Desde 2023 faço vôlei e estou participando dos campeonatos internos aqui do Grande ABC”, conta.
A adolescente conta que ainda não se definiu pela profissão, pois gosta tanto das disciplinas de humanas como exatas e biológicas, mas tem um plano universitário: estudar fora do Brasil. “Quero um país de língua inglesa, como a Inglaterra, que tem uma cultura muito rica”, avalia.
OUTROS ANOS
Maria Eduarda é a terceira aluna do Grande ABC a vencer o concurso do Correios, que está em sua 51ª edição, nos últimos oito anos. Em 2018, Lívia Sepe Chiarotto, do Colégio Singular de São Caetano, e, em 2019, Artur Longarini Neves, do Colégio Pentágono, em Santo André, foram os melhores
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.