Economia Titulo
Chile: BC mantém juros básicos em 5% ao ano e ressalta cenário de incerteza global
Estadão Conteúdo
29/04/2025 | 19:28
Compartilhar notícia

ouça este conteúdo

O Banco Central do Chile decidiu nesta terça-feira, 29, por unanimidade, manter sua taxa básica em 5% ao ano.

Segundo comunicado oficial, a incerteza sobre as perspectivas da economia global aumentou consideravelmente desde a reunião anterior, principalmente após os anúncios de tarifas dos EUA no início de abril e os desdobramentos subsequentes.

"Isso levou a percepções negativas sobre o desempenho futuro da economia americana, juntamente com as perspectivas de aumento da inflação", afirmou o BC.

O mercado local também foi afetado pela volatilidade internacional, segundo o banco central chileno. Entretanto, desde o início de abril, as condições financeiras locais melhoraram, com um declínio nas taxas de juros de curto e longo prazo, uma valorização do peso chileno e um aumento no mercado de ações.

O Conselho enfatizou que avaliará os próximos movimentos à luz da evolução do cenário macroeconômico e suas implicações para a convergência da inflação.

A próxima reunião de política monetária do Chile será realizada em 17 de junho de 2025.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;