São lembranças repassadas à Memória por Pedro Manoel Cordeiro, o memorialista de Ribeirão
ouça este conteúdo
|
readme
|
ANTIGAMENTE...
Ribeirão Pires dos imigrantes. Ribeirão Pires das olarias. Ribeirão Pires com suas pedreiras. Seu chuvisqueiro, suas matarias. Ribeirão Pires das boas quermesses. A de Sant’Ana, Santa Cruz e São José. De Santo Antonio lá bem no alto do morro. Das procissões com respeito e muita fé.
Cf. “Ribeirão Pires Antiga”, letra e música do professor Américo Delcorto.
NOTA – Conjunto de composições datado de 1994 com cópia enviada à Memória em 1996.
Da data máster de Ribeirão Pires, com a palavra Pedro Cordeiro. O memorialista traça o perfil dos ex-prefeitos Adaquir Prisco e Antonio Simões e busca em seus arquivos duas imagens para ilustrar a presença de ambos na história da aniversariante Ribeirão.
Adaquir jovenzinho, com amigos num dos pontos referenciais do Centro da cidade, a oficina do posto de abastecimento Betega; Simões, todo elegante, em comitiva com colegas de Mauá, no Palácio dos Bandeirantes.
Naquele tempo – 1971-1972 – Laudo Natel e Paulo Maluf ainda eram correligionários, não haviam rompido politicamente.
PERFIS
Texto: Pedro Manoel Cordeiro
Adaquir Prisco nasceu em Ribeirão Pires a 5 de março de 1927, filho de Francisco Prisco e Victória Prisco. Foi vereador e presidente da Câmara na primeira legislatura, vice-prefeito na segunda e prefeito na terceira gestão.
Antonio Simões nasceu em Ribeirão Pires a 13 de fevereiro de 1932, filho de Manoel Simões e de Maria Assumpta Rigo Simões. Foi vereador na segunda e terceira legislatura, sendo presidente da Câmara em quatro oportunidades. Vice-prefeito na quarta e prefeito na quinta gestão. Simões faleceu em 18/12/2011.
GALERIA
ÓLEO E GRAXA. Adaquir, antes de entrar para a política (ao centro, bem no fundo): o posto Betega ficava ao pé do Morro Santo Antonio, já demolido
TERNO E GRAVATA. Governador Laudo Natel assina termos para melhoramento da via Ribeirão Pires-Mauá, formada pelas avenidas Humberto de Campos e Capitão João. Ao lado do governador, seu secretário dos Transportes, Paulo Maluf; à esquerda, um trio de ferro da política local: Américo Perrella (prefeito de Mauá), Antonio Simões (prefeito de Ribeirão Pires) e Elio Bernardo (deputado estadual e ex-prefeito e Mauá)
DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 19 de março de 1995 – Edição 8965
MANCHETE – Comércio oferece dez mil novas vagas.
Cinco grandes empreendimentos no ABC deveriam garantir elevação no nível de emprego na região nos dois anos seguintes:
Ampliação do Mappin em Santo André
Mega shopping em Rudge Ramos
Nova unidade Carrefour em São Bernardo
Ampliação do Shopping Metrópole
Duas novas unidades Wal-Mart
RIBEIRÃO PIRES – festa na cidade, com desfile cívico na Avenida Stella Bruna Nardelli, inauguração das novas instalações da Biblioteca Municipal Olavo Bilac e do Centro de Exposições e Artes Vereador João Netto, no Centro Cultural Ayrton Senna, festa na Paróquia São José.
EM 19 DE MARÇO DE...
1905 – Anúncio: vende-se uma casa em Ribeirão Pires por dois contos e 500 mil réis, a dois minutos da estação. “É o local mais aprazível de Ribeirão Pires”.
Em Santos, Internacional 3, Americano 0, em disputa de uma vaga na Liga Paulista de Futebol. Internacional classificava-se para a final com a AA Palmeiras.
1955 - Padre Lázaro Equini assumia a Paróquia de São José, em Vila Baeta Neves, São Bernardo, no dia em que a paróquia era solenemente instalada pelo bispo Dom Jorge Marcos de Oliveira.
Falecia Armando de Arruda Pereira, ex-vereador de São Bernardo, ex-prefeito de São Paulo e diretor da Cerâmica São Caetano.
1970 - Prefeitura de São Bernardo e empreiteira Bianchi & Linhares firmavam contrato para a construção de um estádio distrital em Vila Baeta Neves, obra programada para durar 400 dias. Estava nascendo o Estádio do Baetão.
Inaugurado, em São Caetano, o Conjunto Educacional e Esportivo Eurico Gaspar Dutra, pertencente ao Sesi.
Nas ondas do rádio
Canta Itália
Presenças do presidente do Circolo Italiano, José Messina, e de Guilherme Contrucci, reponsável pela academia do Xadrez.
No Momento Memória, o italiano na aniversariante Ribeirão Pires.
Produção e apresentação: Marquitho Riotto. Hoje, ao vivo, 20h, com reapresentação no sábado, às 23h. Rádio ABC AM (1570) e FM 81.9, em cadeia com a Rádio Web Spaghetti, de São Bernardo.
Crédito da foto 3 - Divulgação
ITALIANOS – Marquitho Riotto e seus convidados, José Messina e Gulherme Contrucci
HOJE
Dia do Artesão
Dia do Carpinteiro e do Marceneiro
São José
19 de março
Patrono da Santa Igreja. Padroeiro de Ribeirão Pires e da Vila Baeta, em São Bernardo.
Ilustração: Procissão de São José em 1942, Ribeirão Pires
Coleção: Maria Simões Freire
Acervo: Museu de Ribeirão Pires
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.