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Sexta-Feira, 3 de Maio de 2024

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Mauá
Petrobras para produção da Recap para manutenção

Serão investidos R$ 160 milhões, com a contratação de 1.500 trabalhadores

Da Redação
20/04/2024 | 08:00
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FOTO: Celso Luiz/DGABC


A Petrobras inicia hoje a parada de manutenção na Refinaria de Capuava, em Mauá. A companhia está investindo R$ 160 milhões, com o objetivo de preservar a integridade dos equipamentos e a segurança das pessoas, e aumentar a eficiência no processo produtivo.

Segundo a gerente geral da refinaria, Márcia Cristina Andrade, “o objetivo principal é garantir a segurança das pessoas e a confiabilidade dos ativos, assim como tornar a produção mais eficiente, inclusive com ganhos ambientais”.

Para a realização dos serviços, que terão duração de aproximadamente 25 dias, foram contratadas empresas especializadas para atuar nas frentes de trabalho, o que reunirá 1.500 pessoas na refinaria no pico das obras. No principal contrato, cerca de 80% desses postos foram ocupados por mão de obra da região.

A parada programada tem como objetivo principal realizar manutenção e troca de componentes dos reatores das unidades de hidrotratamento. Essas unidades são responsáveis por produzir derivados como Diesel S10 e Gasolina S50 que são combustíveis mais limpos, com baixíssimos teores de enxofre e nitrogênio. Dessa forma, a parada é essencial para garantir a eficiência máxima dessas unidades e a qualidade dos produtos.

A Recap tem capacidade de processar, diariamente, 10 mil m³/d (62,8 mil barris) de petróleo e é responsável pela comercialização de cerca de 30% do volume de combustíveis consumido na Grande São Paulo, incluindo o Polo Petroquímico do Grande ABC. Seus principais produtos são gasolina e diesel, aguarrás, propileno, etileno, gasolina e GLP (gás de cozinha). 

A parada programada de manutenção não afetará o abastecimento desses produtos ao mercado. “Nosso planejamento sempre prevê a formação de estoques prévios às paradas e, durante a sua realização, atuamos de forma integrada com as áreas comercial e de logística para garantir o atendimento aos nossos clientes”, conclui Márcia Cristina.




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