Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Cena Política
>
Cena política
Líderes em pesquisa se encontram. Acaso?
Da Redação
09/03/2024 | 07:01
Compartilhar notícia
Fernandes


Eleitores que almoçavam ontem em tradicional restaurante do bairro Santa Paula, em São Caetano, acompanharam com especial interesse o encontro – casual? – dos dois líderes da pesquisa Diário/Paraná sobre a corrida pela Prefeitura. O ex-prefeito e atual vereador Tite Campanella (Cidadania), que aparece com 27,1% das intenções de voto, e o ex-vereador Fabio Palacio (Podemos), que tem 23,1%, escolheram o mesmo endereço para comer no dia em que este jornal trouxe os resultados que configuram empate técnico entre os concorrentes – a margem de erro do levantamento, registrado na Justiça Eleitoral sob o código SP-01419/2024, é de 3,9 pontos percentuais. Cumprimentaram-se cordialmente, sorriram e trocaram palavras ao pé do ouvido. Depois, cada um foi para a sua mesa.

Bastidores

Entusiasmo

O encontro de correligionários de Fabio Palacio na noite de ontem, no escritório político do pré-candidato a prefeito, no bairro Santo Antônio, transformou-se em uma celebração. Dezenas de entusiastas do político do Podemos, que se reuniram originalmente para se informar sobre as regras de utilização das redes sociais, passaram a maior parte do tempo comentando e comemorando o desempenho do ex-vereador na pesquisa Diário/Paraná. Todos acham que os números vão melhorar bastante quando a campanha começar.

Felicidade

Ninguém comemorou tanto a liderança de Tite Campanella na corrida pela Prefeitura de São Caetano, revelada pela pesquisa Diário/Paraná, quanto o empresário Mauricio Pirchio, que administrava a Zona Azul do município; Jarbas Elias Zuri, homem-forte do MDB nacional, responsável pela candidatura vitoriosa de Paulo Pinheiro em 2012; e o empresário Eduardo Vidoski (foto), irmão do vereador Beto Vidoski (PSDB). O trio se lembra com carinho da época em que Tite administrou a cidade interinamente, em 2021.

Tristeza

Quem passou a sexta-feira extremamente abatido com o resultado da pesquisa foi o reitor da USCS (Universidade Municicipal de São Caetano), Leandro Prearo (PSD). Ele aguardava os números com ansiedade, na expectativa de que pudesse aparecer com dois dígitos e, com isso, fazer com que o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) o escolhesse à sucessão. Os 2% obtidos foram frustrantes. Nem o fato de ter a menor rejeição – apenas 9,1% disseram que não votariam nele de jeito nenhum – foi capaz de devolver o bom humor ao rapaz.

Eeito colateral

Por falar em USCS, a Universidade inicia o ano com 13 mil alunos. Há quem atribua o sucesso do número de novas matrículas à presença de Leandro Prearo nas ruas, onde tentava viabilizar sua candidatura a prefeito.

Romaria

O vereador são-bernardense Paulo Chuchu (PRTB), escolhido pelo grupo bolsonarista para ser indicado como candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo deputado federal Alex Manente (Cidadania), cumpriu ontem seu ritual religioso anual e passou o 8 de Março em Aparecida. Ele costuma dizer que a visita ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida é a única agenda de que não abre mão: “Não deixo de ir nem se o (ex-)presidente (Jair) Bolsonaro pedir”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.