Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Diadema não vai mais despejar esgoto na Billings
Valéria Cabrera
Do Diário do Grande ABC
28/03/2004 | 19:08
Compartilhar notícia


A partir do próximo domingo, 3,5% do esgoto que polui a água da represa Billings deixará de ser despejado no reservatório. Nesse dia, entrará em operação a estação elevatória de esgoto construída pela Saned (Companhia de Saneamento de Diadema) no bairro Eldorado, que irá bombear 70% do esgoto gerado pelos 60 mil moradores da área para o ribeirão dos Couros, na divisa com São Bernardo. Os 30% restantes continuarão a ser despejados na represa pelo menos até julho do próximo ano, quando uma série de outras obras devem ser concluídas.

O presidente da Saned, Donisete Fernandes dos Santos, explicou que o esgoto que sai das residências será recolhido por três coletores-tronco existentes na região e enviado para a estação elevatória, que bombeará o material para o ribeirão dos Couros.

O esgoto é considerado por técnicos e ambientalistas o maior problema da represa Billings atualmente. O reservatório completou 79 anos sábado. Apenas em 2000 foi construída a primeira estação do gênero, no Jardim dos Pinheiros, em São Bernardo. A obra foi paga pelos moradores do loteamento, em área de manancial, e fez parte de um acordo de reparação por danos ambientais firmado com o Ministério Público. Agora, as estações são consideradas um sucesso, como afirmou domingo no Diário o diretor de Engenharia, Tecnologia e Qualidade Ambiental da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), Lineu José Bassoi.

“O esgoto será enviado para o córrego porque é o ponto mais próximo da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) ABC. Assim que os coletores-tronco da Sabesp ficarem prontos, esse material será recolhido e enviado para a estação de tratamento”, justificou. Desde fevereiro, a ETE-ABC, na margem paulistana do ribeirão dos Meninos, na divisa com São Caetano, já trata 13% do esgoto gerado em Diadema (leia reportagem nesta página).

De acordo com Santos, os testes operacionais já começaram a ser feitos essa semana, com utilização de água de reúso (água resultante do tramento do esgoto, usada em limpeza urbana ou em jardins). “Deveremos fazer os testes finais durante esta semana”, afirmou o presidente da Saned.

A estação começa a funcionar definitivamente no próximo domingo, quando haverá uma festa para a população, com show da dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano no Parque Ecológico do Eldorado (avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 195). “Os moradores da região participaram ativamente desse processo e merecem uma festa”, justificou Santos.

Miniestações – Até julho do próximo ano, Diadema espera acabar definitivamente com o lançamento de esgoto na represa Billings. Já está em licitação um projeto para construção de duas miniestações elevatórias de esgoto na Vila Paulina e na Praia Vermelha.

A obra também inclui a construção de uma rede de esgoto, que atualmente existe em apenas parte dos bairros. “Essas miniestações vão bombear o esgoto para a estação principal, que levará o material até o ribeirão dos Couros”, explicou o presidente da Saned.

As obras deste última etapa devem começar até julho deste ano, segundo Santos, e estão orçadas em cerca de R$ 4 milhões. O presidente da Saned disse que, após o início da construção, as miniestações e a rede de esgoto serão concluídas num prazo que deve variar entre nove e 12 meses.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.