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Varig investe no turismo em parceria com Amadeus
Do Diário do Grande ABC
09/07/1999 | 17:21
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A Varig espera recuperar sua participaçao no mercado com a criaçao de uma empresa especializa em distribuiçao de produtos e serviços na área de turismo, em parceira com a Amadeus Internacional, Transbrasil e a Fundaçao Ruben Berta, acionista majoritária da Varig. O presidente da Varig, Francisco Pinto, explica que a criaçao da Amadeus Brasil faz parte da estratégia de reestruturaçao da empresa, que registrou uma queda de 15% a 20% em suas reservas desde a desvalorizaçao do real no início do ano. "Estamos investindo na melhoria da distribuiçao de nossos produtos junto aos agentes de viagens", explicou. "Um sistema forte de distribuiçao permite ganhos maiores."

O presidente da Varig destacou que a empresa precisou fazer uma série de ajustes após a mudança da política cambial. No primeiro trimestre, a companhia registrou um prejuízo de R$ 49 milhoes. "Tivemos que nos ajustar ao novo cenário, mas o segundo semestre deve apresentar resultados melhores", previu. Pinto afirmou que a Varig reduziu de sete para três os modelos de aeronaves utilizadas pela companhia, que também optou por avioes de menor porte.

O presidente da Transbrasil, Paulo Henrique Coco, admite que a companhia ainda está absorvendo os impactos da desvalorizaçao cambial e do aumento do preço do combustível. Ele destaca que o reajuste das tarifas aéreas ficou abaixo das necessidades das empresas, que hoje tem aproximadamente 35% de seus custos indexados a moeda americana. Segundo Coco, as companhias aéreas precisam dialogar com o Governo para pedir um reajuste maior das tarifas praticadas no país.

O controle acionário da Amadeus Brasil será da Varig e da Fundaçao Ruben Berta com 51% do capital, a Amadeus Internacional ficará com 34% e a Transbrasil com 15%. Atualmente o sistema da Amadeus Internacional é utilizado por 2 mil agências de viagens no Brasil.




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