Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Fila dupla nas escolas do Grande ABC fica sem punição
André Vieira
Do Diário do Grande ABC
21/09/2009 | 07:01
Compartilhar notícia


As portas das escolas do Grande ABC são, de acordo com as próprias prefeituras, os locais onde mais se para em fila dupla na região. Apesar da constatação, o poder público não fiscaliza essas áreas adequadamente e faz com que as infrações sejam cometidas impunemente pelos motoristas.

Geralmente, o carro fica parado em fila dupla poucos minutos, somente o tempo de os passageiros embarcarem ou desembarcarem. Mesmo assim, contribuem para a piora das condições de trânsito formando filas de carros, principalmente nos horários de pico, quando também são trocados os turnos dos estudantes.

O Diário circulou pela região e verificou, em intervalos curtos de tempo, inúmeros exemplos de descumprimento à lei. Mesmo em locais que passaram por mudanças para facilitar o trânsito, alguns motoristas ainda prejudicam o tráfego.

Na quinta-feira, por exemplo, sem qualquer constrangimento, um motorista permaneceu por oito minutos parado na Rua Manoel da Nóbrega, Centro de Diadema, forçando os outros condutores a entrarem na contramão para desviar. "Eu sei que estou errado, mas estou só esperando meu filho sair", afirmou.

Com o mesmo discurso e desprezo pela lei, na Avenida Nossa Senhora das Vitórias, em Diadema, outro homem estacionou seu carro no meio da rua e desceu para buscar uma criança na porta da escola.

Nas regiões centrais de Santo André e São Bernardo, as mesmas irregularidades foram verificadas. Somente nas três cidades, desde o começo deste ano, 916 multas por estacionamento em fila dupla foram aplicadas.

Segundo as administrações municipais, além de vigiar o trânsito, os funcionários também realizam ações de orientação com os motoristas e aplicam as multas em casos de flagrante ou reincidência.

Durante o período em que o Diário observou o trânsito, nenhuma equipe de fiscalização foi vista circulando.

Para o professor de Transportes da Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie João Virgílio Merighi, se as prefeituras identificaram os pontos e os horários onde as infrações são verificadas com mais frequência, não há argumento que justifique a ausência de funcionários fazendo a fiscalização.

"Se nós, como motoristas, fugimos de algumas regiões em determinados momentos porque sabemos que ficarão congestionadas por causa dos que param em fila dupla, o que dirá o Poder Público, que deveria cuidar do trânsito da cidade. É uma obrigação."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.