ouça este conteúdo
|
readme
|
Tao tradicional quanto o próprio Olodum, o atraso na saída do bloco de sua sede no Pelourinho, foi de duas horas, o tempo gasto para reunir a banda de percussionistas e os dois mil associados. No seu 20o carnaval, o bloco que, com seu batuque de samba-reggae seduziu os astros norte-americanos Michael Jackson, Paul Simon e David Byrne, desfila este ano com o tema "Do Egito à Bahia - Caminho da Eternidade".
Além dos batuqueiros que seguem tocando no chao, o Olodum levou uma ala com 160 dançarinos para cadenciar o desfile além de um potente trio elétrico onde quatro cantores se revezavam animando os folioes.
O Olodum só chegou na passarela do Campo Grande de madrugada, mas o palco havia sido animado antes pelo Trio Armandinho, Dodô e Osmar. Para homenager os 50 anos da invençao, o trio foi decorado em forma de uma fobica gigante. Foi numa fobica (um velho Ford "bigode") que os pais do trio elétrico Osmar Macedo e Adolfo Nascimento, o Dodô, saíram pela primeira vez pelas ruas de Salvador animando os folioes, com instrumentos eletrônicos.
Para saudar as pessoas que assistiam o desfile nas arquibancadas do Campo Grande, o Trio Armandinho, Dodô e Osmar, tocou vários sucessos, entre os quais o principal hit da banda de todos os tempos, "Chame Gente". O trio animou os folioes no Campo Grande durante uma hora e depois seguiu em direçao à Praça Castro Alves. Na orla marítima uma das atraçoes da madrugada foi o trio independente do cantor Edu Casanova que introduziu batida de rock na axé music. Casanova é autor de um dos sucessos do carnaval baiano deste ano, "Cabelo Raspadinho" gravado pela banda Chiclete com Banana.
Blocos - Depois de uma madrugada movimentada, os desfiles dos grandes blocos estao previstos para recomeçar por volta das 16 horas. Para amanha (5) a expectativa é que a maioria dos 204 blocos e trios elétricos de Salvador saiam às ruas para animar os folioes. O contraponto da agitaçao é o desfile do afoxé Filhos de Gandhy, no final da tarde, com saída do Pelourinho. A cor branca das fantasias dos cerca de cinco mil componentes e o rítmo cadenciado do ijexá, transmitem uma tranquilidade em meio ao clima frenético causado pelos trios elétricos.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.