Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Aprovação de PEC pode anular 14 mil processos
Juliana de Sordi Gattone
Do Diário do Grande ABC
29/03/2007 | 07:06
Compartilhar notícia


Corruptos podem ficar impunes no Brasil caso a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 358/05 seja aprovada pelo Congresso. Por conceder foro privilegiado em caso de improbidade administrativa a detentores e ex-detentores de cargos públicos, a PEC pode ainda ocasionar a anulação de 14 mil processos.

“Teremos de começar do zero. Isso é um engodo. O Brasil vai virar a República do Vale-Tudo”, lamenta o procurador de Justiça João Francisco Moreira Viegas, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Cidadania do Estado de São Paulo. Hoje, o País já concede foro privilegiado a detentores de cargos públicos em matéria criminal.

A PEC em questão gera polêmica por impedir que políticos e funcionários do primeiro escalão do Judiciário sejam julgados em tribunais regionais. Ou seja, somente o STF (Supremo Tribunal Federal) teria essa incumbência.

Segundo Viegas, recente levantamento mostrou que, nos últimos 10 anos, o STF apreciou 20 casos criminais de políticos, dos quais 13 foram prescritos e sete julgados improcedentes. “Isso mostra que nossos tribunais não foram feitos para processar ninguém”, lamenta o procurador.

Ministério Público e OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) estão em franca campanha para convencer os 513 deputados a optar pela rejeição da PEC. “Já enviamos cartas e esperamos uma resposta positiva”, explica Viegas.

A mudança na Constituição Federal foi proposta pelo deputado federal Paes Landim (PTB) e já foi incluída na pauta de votações da Câmara pelo presidente, Arlindo Chinaglia (PT).

Outro fantasma, segundo Viegas, assombra o Brasil: a interpretação do ministro do STF, Nelson Jobim – que ainda não recebeu decisão dos demais integrantes do Supremo – de não aplicar a Lei de Improbidade Administrativa no primeiro escalão dos poderes. “Ou seja, só a raia miúda (segundo escalão em diante) seria julgada pela lei”, explica o procurador.

Se esse entendimento perdurar, prefeitos, vereadores, governadores, secretários, deputados, senadores, presidente da República e ministros serão julgados por uma lei de 1950 que retira do Judiciário a análise dessas pessoas, dando o direito de julgamento ao Legislativo. “Seria, então, uma penalidade de cunho político. Isso significa rasgar a Constituição – que cita o princípio de igualdade – e readotar a primeira carta da República, onde os nobres eram julgados pela Câmara dos Lordes”, afirma Viegas.

O procurador finaliza a análise dizendo que se a PEC e o entendimento de Jobim prevalecerem, o País passará por fase de impunidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.