ouça este conteúdo
|
readme
|
O município apresenta clima tropical de altitude, proporcionando veroes e invernos suaves. A temperatura média anual é de 24°C, tornando a estada do turista ainda mais agradável.
A tranqüilidade é a marca registrada de Itapeva. Embora o crescimento esteja acontecendo na cidade, a comunidade se empenha em manter a ordem e investe em seu desenvolvimento.
Com um povo hospitaleiro - cerca de 7,2 mil habitantes - e onde a cordialidade ainda vigora, a cidade oferece diversos atrativos para os amantes da natureza. Um dos principais pontos turísticos de Itapeva é a Pedra Chata, que deu origem ao nome do município.
Situada a apenas 5 km do Centro, o local fica a 1,3 mil metros de altitude. Durante o percurso até a pedra vao surgindo piscinas naturais, onde o turista pode se refrescar, além de cavernas, que foram utilizadas por índios. De seu topo o turista tem uma visao privilegiada da cidade e da regiao.
As quedas d'água de Itapeva também chamam a atençao dos visitantes. Entre as principais cachoeiras vale destacar as do Gusto Caipira, da Capetinga, do Sertao Grande e do Caraúna. Principalmente no verao, elas se transformam em um bom programa de lazer para moradores e turistas.
A festa do padroeiro da cidade, Sao Sebastiao, acontece no mês de janeiro. Sao dez dias de folia, durante os quais moradores e turistas se divertem muito. Barracas com comidas típicas, leilao de gado e shows musicais em praça pública animam os festeiros. O encerramento acontece sempre no dia 20, quando é comemorado o Dia de Sao Sebastiao.
Este mês serao realizadas duas festas na cidade. A Itapeva Rodeo, que traz montarias em touros e cavalos, além de apresentaçoes musicais, e a Festa do Carreteiro, com gincanas, barracas de comidas e carreatas em louvor a Sao Cristóvao. Os dois eventos ainda nao têm datas definidas.
A origem do município de Itapeva, que em tupi-guarani significa pedra chata, é bastante recente. Os dois primeiros habitantes do lugar foram Heitor Clemente e Bento dos Santos, que doaram meio alqueire de terra a Sao Sebastiao, o padroeiro da cidade. Nesse local foi construída uma igreja e logo em seguida algumas casas, formando uma pequena praça.
O primeiro nome de Itapeva foi Pouso Alegre, dado pelos tropeiros que ali pernoitavam. Essas pessoas levavam e traziam produtos alimentícios à cidade mineira de Vargem.
Esse território pertencia ao município de Camanducaia, e com o aumento da construçao de casas passou à categoria de vila. Mais tarde, foi elevado à condiçao de distrito e ficou sob administraçao de Camanducaia de 1948 a 1963, quando conseguiu sua emancipaçao.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.