Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Sesc Ipiranga mostra teatro com polêmica e irreverência
Mônica Santos
Da Redaçao
18/01/2000 | 18:38
Compartilhar notícia


Duas peças aclamadas pela crítica se destacam na Série Solos de Teatro, evento retomado esta semana pelo Sesc Ipiranga, em Sao Paulo. A polêmica O Caderno Rosa de Lori Lamby, com Iara Jamra, será apresentada nesta quarta e quinta-feira. Na sexta e sábado, a atraçao é Memórias Póstumas de Brás Cubas, musical cômico adaptado da obra de Machado de Assis que rendeu a Cassio Scapin o Prêmio Shell na categoria de melhor ator em 1998.

Em O Caderno Rosa de Lori Lamby, contando com o cenário idealizado por Daniela Thomas que inclui apenas uma camisola e uma cama de proporçoes gigantescas, Iara Jamra relata a história de uma garotinha de 8 anos que escreve suas fantasias sexuais em um caderninho.

O texto, forte, erótico e bem-humorado, é uma adaptaçao de Reinaldo Moraes para o livro homônimo de Hilda Hilst, escritora de obras refinadas, irônicas e corrosivas. Em apenas 45 minutos, Iara vive a pequena Lori que faz peripécias na cama gigante para descrever suas aventuras com homens mais velhos. A atuaçao, com direçao de Bete Coelho, pode chocar espectadores mais sensíveis.

Na linha mais acadêmica, porém nao menos irreverente, está Memórias Póstumas de Brás Cubas. Apesar de ser um monólogo, essa adaptaçao da obra-prima machadiana traz Scapin acompanhado de Pedro Paulo Bogossian e Jesum Biasin, músicos que executam a trilha sonora do espetáculo ao vivo.

A produçao também é caprichada. No palco, o caixao de onde sai Brás Cubas vira diva. O figurino do personagem - um cadáver em estado de putrefaçao que dedica suas memórias ao primeiro verme que iniciou o banquete com seu corpo - retrata um defunto em que as roupas se misturam com a pele que descola do seu esqueleto.

O figurino, concebido pelo premiado Fabio Namatame, foi confeccionado pelo alfaiate Agenor Domingos, de Santo André, e também ganhou um Prêmio Shell. Além dos já citados, Memórias Póstumas de Brás Cubas ainda coleciona outras duas premiaçoes conferidas pela Apetesp (Associaçao dos Produtores de Espetáculos Teatrais do Estado de Sao Paulo) em 1998, nas categorias melhor ator e coreografia.

Como é comum na Série Solos de Teatro do Sesc Ipiranga - iniciada no ano passado e que já apresentou espetáculos com Fernanda Montenegro, Paulo Autran, Raul Cortez, entre outros -, os atores Iara e Scapin farao, juntos, uma aula-conferência na qual falarao sobre seus processos de criaçao. O evento acontecerá nestya quinta-feira, às 15h, com entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.