Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Política
>
Diadema
Dourado diz que PSDB pode ter candidato aliado com Lauro

Presidente da Câmara afirma que estratégia de 2012 pode se repetir na tentativa de reeleição do verde em Diadema

Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
26/01/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


Presidente da Câmara e mandatário do PSDB em Diadema, José Dourado assegura que a legenda vai trabalhar pela reeleição do prefeito Lauro Michels (PV) na eleição de 2016, podendo lançar candidatura própria ao Paço apenas como estratégia política para minar forças do PT, maior rival e que ainda não tem candidato definido.

O planejamento prevê alçar o ex-prefeito e vereador licenciado José Augusto da Silva Ramos, atual secretário de Saúde e que já anunciou aposentadoria das urnas, para se reeleger ao Legislativo, visando conseguir eleger bancada expressiva na Câmara. Em 2012, José Augusto foi candidato à vereança mais votado da história da cidade, obtendo 7.254 votos.

A estratégica reeditaria por completo modelo do pleito passado, que também teve chapa majoritária encabeçada pela ex-vereadora Maridite Cristóvão de Oliveira (PSDB) na disputa contra o verde e Mário Reali (PT), à época prefeito e que tentava reeleição. No primeiro turno, o petista terminou na liderança (105.456 sufrágios), seguido por Lauro, que conquistou 94.562 adesões, e Maridite, detentora de 21.388 votos.

“Os votos obtidos pela Maridite foram fundamentais para o embate ir para o segundo turno. Se tivéssemos composto com o PV, possivelmente o pleito teria acabado na primeira etapa. Hoje, sabemos da nossa importância (para o governo de Lauro). Mas se houver necessidade de ter terceira via, apenas para beneficiar a reeleição do prefeito, vamos lançar”, revelou o tucano.

Zé Dourado garantiu que a possibilidade de ter candidato a prefeito não vai interferir na relação com Lauro, já que o objetivo seria somente ajudar a reeleição do verde. O tucano disse que a sigla está bem representada politicamente na administração, pois José Augusto está à frente da Secretaria de Saúde e Francisco José Rocha, que transferiu seu título para Diadema, lidera a Pasta de Finanças. “Estamos trabalhando juntos. Não há razões para buscar qualquer rompimento agora. O correto a fazer é garantir a manutenção deste governo.”

Além do fator retribuição pelos cargos e pela inserção do PSDB nas discussões políticas da gestão, o chefe do Legislativo ressaltou afeição a Lauro, lembrando de sua história no tucanato do município. O verde foi eleito vereador por duas vezes (2004 e 2008) defendendo as cores do PSDB. Ele se desfiliou em 2011 para migrar ao PV, que aceitou seu projeto de candidatura ao Paço.

“Temos carinho pelo Lauro, é prata da casa. Saiu por necessidade de ser candidato a prefeito porque o nosso partido tinha seu nome nato à Prefeitura, que era o José Augusto. Difícil naquele momento conseguir alterar o quadro”, relembrou.

COMPOSIÇÃO
Embora revele plano de candidatura apenas estratégica, Dourado não descarta ocupar a vaga de vice na chapa liderada por Lauro, posto aberto pelo prefeito. “Essa possibilidade (de ser vice) vai depender de como estarão avaliação do governo e a articulação com os outros aliados, mas não descartamos.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.