Política Titulo Irmão na PED
Luiz Marinho reúne petistas para garantir vitória de Braz

Prefeito de S.Bernardo orienta comissionados a participarem do PED em novembro

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
26/07/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), aproveitou o fim do expediente no Paço e reuniu os petistas que trabalham na administração municipal para reforçar a participação no PED (Processo de Eleição Direta), em 10 de novembro.

“A orientação é para todos participarem do PED, aqui e nas suas respectivas cidades, e também nas plenárias que antecedem a votação”, considerou Marinho. Mais do que o exercício de democracia partidária, o chefe do Executivo quer assegurar a vitória de seu irmão, Braz Marinho, no pleito do PT são-bernardense.

Integrantes do primeiro escalão do governo e vereadores também participaram do encontro a portas fechadas na sede do diretório municipal do partido. Braz conta com apoio dos oito representantes petistas na Câmara para assumir o comando local da sigla.

Só podem votar no PED os petistas filiados até 30 de outubro do ano passado e que tenham participado de pelo menos uma plenária, que serve de batismo. O processo é obrigatório.

O período de inscrições foi motivo de polêmica no ano passado, quando o partido recebeu pelo menos 1.500 novos pedidos de filiação. O boom de adesões causou desconforto na direção atual da sigla. O presidente do PT municipal, Wanderley Salatiel, declarou na época que algumas filiações visavam apenas o PED, sem qualquer ideologia partidária.

Segundo dados de 2012 do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a sigla contabiliza 8.290 filiados. O principal desafio do novo comandante da legenda será coordenar o processo eleitoral, que visa garantir a reeleição da presidente Dilma Rousseff e desbancar a hegemonia do PSDB no governo do Estado, que dura 20 anos.

Braz Marinho é ligado à ala CNB (Construindo um Novo Brasil), corrente majoritária no PT, da qual fazem parte Luiz Marinho e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele vai disputar o PED com o professor universitário Luiz Silvério, também da CNB, mas que se declara independente, o sindicalista Antonio Luiz, que se intitula o “candidato da militância” e Juliana Rocha, representante da corrente Articulação de Esquerda.

No começo do mês, os vereadores petistas realizaram um ato para oficializar o apoio a Braz. Apesar dos discursos pregando respeito aos demais postulantes do PED, o clima de ‘já ganhou’ imperou na plenária, que teve a participação de Marinho e de toda a alta cúpula petista são-bernardense.

MAIS UMA CHAPA?

A disputa interna ainda pode ganhar mais um postulante. Um grupo de petistas descontentes com o processo de condução do PED pretende lançar outra chapa, que pode ter candidato à presidência do PT ou apoiar um dos atuais candidatos.

O grupo tem se reunido para discutir a postura que será adotada no PED. A tendência é que lance mais um candidato na disputa interna, que pode ser definida no segundo turno.

Favorito para substituir Wanderley Salatiel – desde 2007 no comando do petismo local –, Braz é alvo de crítica por alguns petistas, que contestam sua capacidade de articulação e o seu parentesco com o prefeito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;