Política Titulo Discussão
PSB cogita nome de Alex para o Senado

Processo de escolha da chapa de Márcio França estuda incluir deputado ao lado de vereador da Capital

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
05/07/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


O PSB, do governador de São Paulo, Márcio França, cogita incluir o nome do deputado federal Alex Manente (PPS), com reduto eleitoral em São Bernardo, para preencher uma das vagas de candidato na disputa ao Senado – neste ano serão eleitos dois senadores por Estado.

Dentro do processo de discussão para o pleito de outubro, o popular-socialista tem costurado junto à cúpula do chefe do Palácio dos Bandeirantes a alternativa de compor a chapa ao lado do vereador paulistano Mário Covas Neto, o Zuzinha (Podemos). A definição do cenário se dará no período de até 30 dias, com a formalização das convenções partidárias.

“Há um processo em andamento de escolha da chapa do Márcio (França) como um todo, e meu nome, de fato, vem sendo cotado neste momento. Estamos avaliando a situação”, admitiu Alex. Outra possibilidade aventada é Zuzinha – que deixou o PSDB ao divergir da decisão do tucanato de lançar o ex-prefeito paulistano João Doria no páreo ao Estado – integrar a chapa como vice do atual governador.

A articulação em torno de Alex, líder da bancada do PPS na Câmara, enterra de vez as especulações sobre rompimento da legenda na coligação pela reeleição de França – algumas pessoas do partido, isoladamente, têm mencionado eventual transição para a empreitada de Doria, assim como ocorreu com Avante e PP.

“Não há qualquer hipótese de isso (ruptura) acontecer. Essa movimentação reforça que estamos juntos (com o governador) e acreditamos na sua vitória. O Márcio já tem confirmado potencial, com crescimento nas pesquisas de intenção de voto, e também diante da rejeição do Doria, que é grande. A chapa ao Senado tem que ser complemento a isso. Por isso, vejo com boas possibilidades de compor desta forma”, emendou o deputado.

Até então, Alex trabalha pela candidatura à reeleição na Câmara Federal – foi deputado estadual por dois mandatos e, em 2014, se elegeu parlamentar federal. Se ingressar na corrida ao Senado, enfrentará cenário congestionado, isso porque o vereador paulistano e ex-senador Eduardo Suplicy (PT), o apresentador de TV José Luiz Datena (DEM) e a atual senadora Marta Suplicy (MDB) surgem como favoritos na disputa pelas vagas ao Senado. Internamente, o PSB acredita que o amplo tempo no horário eleitoral gratuito – o segundo maior, atrás só de Doria – pode favorecer a difusão do nome de Alex.

Presidente do PSB em São Paulo e integrante da executiva estadual, o vereador Eliseu Gabriel assegurou que o PPS “está muito firme” no projeto de França. Sobre a composição com Alex, falou que a proposta é interessante do ponto de vista conjuntural. “Não há definição no momento, mas o nome do Alex é muito bom. É uma chance cogitada (internamente) e, se vingar, acredito ser bem razoável. O PPS está conosco na concorrência ao governo de São Paulo, acho natural indicar espaço ao Senado. E, neste debate, o Manente é interessante, tem lógica.”  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;