Esportes Titulo
Com participação enxuta, paulistas buscam o tetra
Divanei Guazzelli
Do Diário do Grande ABC
12/05/2007 | 07:08
Compartilhar notícia


O futebol paulista busca o tetracampeonato brasileiro no ano de sua participação mais enxuta na história da competição. Desde 1971, quando o Campeonato Brasileiro foi disputado pela primeira vez, São Paulo não era tão pouco representado na primeira divisão. Em 2007, somente Santos, Corinthians, São Paulo e Palmeiras estão no Brasileiro. Os três primeiros ganharam, pela ordem, as três últimas edições. O Palmeiras foi campeão nacional pela última vez em 1994.

São Paulo, assim como o Rio de Janeiro, já poderia ter sido pentacampeão Mas em 1992 o Flamengo interrompeu domínio iniciado pelo Corinthians em 1990, mantido pelo São Paulo em 1991 e que teve seqüência com o Palmeiras em 1993 e 1994. O Flamengo foi campeão em 1980, mas 1981 foi ano do Grêmio, antes de Flamengo em 1982 e 1983 e Fluminense em 1984.

A participação paulista sempre foi expressiva. Como em 1978, por exemplo. Na ocasião, 12 times representaram o Estado, mas não havia acesso e descenso. Os times eram escolhidos pelas federações e a CBD (Confederação Brasileira de Desportos), antecessora da CBF. Eram os tempos que davam margem ao slogan “Onde a Arena vai mal, um time no Nacional”. A extinta Arena era o partido que dava suporte ao governo militar.

Entre os participantes de 1978 estavam o Botafogo e o Comercial, rivais de Ribeirão Preto e hoje na Série A-2 estadual; o América, rebaixado este ano para a mesma Série A-2 e o XV de Piracicaba, que está na Série A-3.

Menor - O menor número de participantes de São Paulo até hoje havia sido nas duas primeiras edições, em 1971 e 1972, com cinco times em cada ano. São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Santos e Portuguesa eram os cinco grandes. O primeiro time a se instalar no restrito grupo foi o Guarani em 1973. O time de Campinas, campeão brasileiro em 1978, foi rebaixado em 2006 para a Série C, a terceira divisão.

Em 1987, ocorreu uma situação peculiar. O Clube dos 13, criado naquela temporada, fez um campeonato à parte, no qual estavam somente quatro paulistas. Porém, o regulamento da CBF estabelecia o cruzamento com as equipes do Módulo Amarelo, que tinha entre os participantes Portuguesa e Guarani. Portanto, oficialmente, havia apenas uma competição, na versão da entidade nacional. Tanto que Flamengo e Internacional, campeão e vice da Copa União, se recuperam a participar do cruzamento, e a decisão nacional foi entre Sport Recife e Guarani, vencida pelo primeiro. No entanto, Sport e Guarani foram os representantes brasileiros na Copa Libertadores.

Outros paulistas - A representatividade paulista incluiu, além dos cinco originais, outros 18 times: São Caetano, Santo André, Bragantino, Guarani, Ponte Preta, Internacional, São José, Juventus, Noroeste, XV de Jaú, XV de Piracicaba, América, Botafogo, Comercial, Ferroviária, Francana, São Bento e União São João.

Dos 18, os participantes mais notórios foram, além do Guarani, as equipes do São Caetano e do Bragantino. O São Caetano chegou às finais da Copa João Havelange (2000) e do Brasileiro de 2001, nas quais conquistou o vice-campeonato. O Bragantino foi vice-campeão em 1991, numa decisão contra o São Paulo. O próprio Guarani tem outros dois vices na história: em 1986, ao perder a final para o São Paulo, e em 1987, quando foi derrotado pelo Sport Recife.

Com 20 participantes, o Brasileiro entra na quinta edição por pontos corridos. Todos se enfrentam, em turno e returno, até o dia 2 de dezembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;