Turismo Titulo Floripa
Toda beleza e imponência da Fortaleza de São José da Ponta Grossa
Flavia Kurotori
Especial para o Diário
29/11/2018 | 07:50
Compartilhar notícia
Divulgação/Prefeitura de Florianópolis


A Fortaleza de São José da Ponta Grossa, no Norte da ilha, foi construída em 1740 para complementar a defesa da costa brasileira pelo Brigadeiro José da Silva Paes. Entretanto, após a invasão espanhola, em 1777, a edificação ficou abandonada até 1938, quando foi tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Hoje, é possível observar a imponência do forte com seus canhões, conhecer a estrutura por dentro (ingresso a R$ 8) e construções, como a casa do comandante, a capela dedicada a São José e o paiol de pólvora, que conservam aspectos do século 18 graças a processos de restauração.
Além dos aspectos históricos, a vista ao subir na edificação é de tirar o fôlego. O visitante tem visão ampla do mar, com ênfase para a praia do Forte, e pode aproveitar para registrar a viagem com belas fotos.
No entanto, o caminho para chegar à fortaleza e, já dentro da construção, para mudar de patamares é de pedras e desnivelado, portanto, a dica é utilizar calçado confortável. Atualmente, o forte é mantido pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).
Quanto à praia do Forte, acessível por meio da fortaleza, é isolada e opção para quem busca clima ‘relax’. De areia grossa e contato direto com a Mata Atlântica, não há serviço de aluguel de cadeira ou guarda-sol. Portanto, é necessário ir preparado. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;