Cultura & Lazer Titulo Circuito Sesc de Artes
Caravana cultural percorre o ABC

Como complemento à Mostra de Artes, o Sesc-SP realiza a partir de sexta o Circuito Sesc de Artes

Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
23/10/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Como complemento à Mostra de Artes, encerrada no último sábado, o Sesc-SP realiza, a partir de desta sexta-feira, no Grande ABC, o Circuito Sesc de Artes, pelo qual oferecerá agenda cultural diversificada e gratuita à população das outras cinco cidades da região que não dispõem de uma unidade como as existentes em Santo André e São Caetano. Os destaques são a encenação de O Molière Imaginário, do Grupo Galpão, e show do Quinteto Violado. As atrações visitam um município por dia, até dia 31.

"A idéia é extrapolar os limites das unidades e levar uma programação diferenciada para as cidades que não têm acesso tão fácil à unidades", diz a coordenadora do Circuito, Flávia Carvalho. A maratona artística ocorre em outras oito áreas do Estado até 1º de novembro.

A programação da região, idêntica para cada um dos cinco municípios, privilegia artes plásticas, dança, literatura, música e teatro. O primeiro município a receber a programação é Mauá, amanhã. A caravana artística segue em Diadema no dia 25; São Bernardo, no dia 28; Ribeirão Pires, no dia 29 e Rio Grande da Serra, no dia 31. Guarulhos foi incluída no mesmo eixo do Grande ABC, e recebe as atrações no dia 30.

"Além de equilibrar a presença das linguagens artísticas, foi necessário adaptar as atrações à estrutura oferecida nas cidades, muitas vezes em espaços abertos, como praças", explica Flávia.

De todo o país - A coordenadora do Circuito afirma que um dos pilares do evento é tentar trazer artistas de várias regiões do País. É o que poderá se ver na região. Além dos mineiros do Grupo Galpão e do Quinteto Violado, formado em Pernambuco, o Circuito traz para as cinco cidades a Oigalê Cooperativa de Artistas Teatrais, sediada no Rio Grande do sul, que apresenta a peça Miséria, e o escritor Paulo Scott e o desenhista Fábio Zimbres, idealizadores do mostra literária Na Tábua. Outro representante de Minas Gerais é a Quik Companhia de Dança, que vem a São Paulo com a performance Rua.

De São Paulo, entram como representantes os artistas da exposição Risco, que tem a curadoria de José Aluizio Guimarães, diretor de criação do escritório em São Paulo da produtora espanhola Rojo. A idéia foi retomar o conceito de ‘galeria volante' nesta mostra. Os trabalhos de dez artistas foram reunidos em uma publicação e se pautaram no traço puro e simples, sem a necessidade de se valer das palavras para se explicar. Estão na publicação obras de Apo Fousek, Antonio Bokel, Rita Wainer, Sesper e Wagner Pinto, entre outros artistas.

Além da variedade de linguagens artísticas e origens, as atrações foram divididas entre os eixos de maneira a oferecer espetáculos inéditos ou que há muito não apareciam na habitual agenda do Sesc. "No Grande ABC reforçamos o teatro, incluindo o teatro infantil. São projetos que não têm circulado por esse eixo", diz Flávia.

No palco, destinado ao público infantil, o premiado grupo paulista Banda Mirim apresentará o espetáculo Felizardo, que mistura circo e teatro, com canções feitas em parceria com Zeca Baleiro, entre outros compositores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;