Totalmente renovado, o Peugeot 408 tem tudo para se destacar no segmento dos sedãs médios. Ainda mais agora que o modelo ganhou ares de superioridade - características importantes para conquistar o exigente consumidor desta faixa crescente de vendas no Brasil.
Produzido na Argentina, o novo 408 foi apresentado à mídia nacional em um test-drive ontem entre o Rio de Janeiro e Petropólis - região serrana, que como vimos no noticiário sobre as chuvas torrenciais, exige muito de um veículo em razão do forte aclive.
Aproveitado do antigo 307, o motor 2.0 Flex 16 V encarou bem o trajeto. O propulsor conta com potência de 151 cv a 6.000 rpm (quando abastecido com etanol) e torque máximo de 22 mkgf a 4.000 rpm - desempenho que lhe confere até certa esportividade que a marca tenta de maneira inteligente explorar.
A partir do segundo semestre, a Peugeot promete uma nova versão com motor 1.6 Turbo High Pressure de 165 cv, acompanhado de caixa automática sequencial de seis velocidades.
O três volumes conta com arquitetura semielevada, recurso que proporciona maior sensação de espaço interno. O sedã possui comprimento de 4,69 metros, largura de 1,815 metro e distância entre os eixos de 2,71 metros.
No novo modelo, a direção continua agradável - virtude que conserva desde as primeiras gerações. O 408 é sucessor do 307 sedã, que era produzido também na Argentina e que foi descontinuado. O modelo não tem nada a ver com o sedã grande 407, que era importado da França.
A Peugeot julga ter preços realmente competitivos para brigar na categoria. A versão Allure (câmbio manual) sai por R$ 59,5 mil. Já a Allure (câmbio automático) custa R$ 64,5 mil. A Feline (automática) sai por R$ 74,9 mil. Já a topo de linha Griffe (automática) parte de R$ 79,9 mil.
O espaço interno é valorizado pelo bom acabamento. O painel, que parece avançar sobre o habitáculo, tem acabamento harmonioso com assentos e portas. Com uma cor diferente de fundo - espécie de lilás - , os mostradores são bem visíveis, assim como os comandos de vidros e trava elétrica estão bem dispostos nas portas.
Com 526 litros de capacidade, o porta-malas tem abertura pantográfica, facilitando o acesso de carga.
Na configuração mais sofisticada, o 407 conta com teto solar, ar-condicionado regulado por zona e tela de navegação colorida retrátil eletricamente de 7 polegadas. Entre outros acessórios, traz faróis bixenon direcionais e auxílio ao estacionamento dianteiro e traseiro.
Em termos de comportamento dinâmico e de segurança, o Peugeot conta até com seis air bags, além de ESP (controle eletrônico de estabilidade) e ABS de série com auxílio à frenagem de emergência e repartição eletrônica de frenagem.
Com foco no pós-venda, a Peugeot anuncia três anos de garantia total e revisões com preços fixos.
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