Economia Titulo
Pirelli amplia fábrica de pneus no Sul
08/12/2004 | 10:33
Compartilhar notícia


A Pirelli anunciou nesta terça a ampliação da sua fábrica de Gravataí, a 30 quilômetros de Porto Alegre (RS), onde irá produzir pneus radiais metálicos para ônibus e caminhões. A companhia vai investir R$ 116,4 milhões na nova linha, que terá 23 mil metros quadrados de área construída. Estes itens já são fabricados pela Pirelli em Santo André, enquanto a fábrica gaúcha produz pneus para motos, scooters e bicicletas.

Embora os incentivos fiscais recebidos tenham "ajudado" na decisão de introduzir a linha no Rio Grande do Sul, a escolha foi baseada na qualidade da mão-de-obra local, disse o diretor-superintendente da Pirelli Pneus para a América Latina, Carlos Redondo.

Com o investimento, a Pirelli irá fabricar, a partir do final de 2005, mil pneus para caminhões e ônibus por dia na unidade - que opera cerca de 330 dias por ano. De acordo com Redondo, uma segunda ampliação poderá ser decidida para adicionar mil pneus por dia à linha de produção, com investimento equivalente ao anunciado.

A unidade é a maior da Pirelli em pneus para motos, scooters e bicicletas e produz 50 mil unidades por dia, das quais exporta 70%. A produção da fábrica, em volume, passará das atuais 150 toneladas diárias - que oscilam conforme o mix de produtos - para 250 mil toneladas quando a nova linha entrar em operação. Com isso, a Pirelli espera ganhar 3% a 4% de participação no mercado de pneus para caminhões e ônibus no País, além dos 30% que já detém.

Questionado sobre a previsão da indústria automotiva de crescer a um ritmo mais lento em 2005, Redondo afirmou que a Pirelli espera expansão de 10% do mercado de pneus para caminhões no Brasil, por conta da substituição dos modelos convencionais pelos novos radiais.

Além do Rio Grande do Sul, a Pirelli está investindo na Bahia, onde irá aplicar US$ 50 milhões na segunda fase da ampliação de sua unidade em 2005. Os pneus produzidos em Gravataí serão vendidos nos mercados interno (70%) e da América Latina.

Incentivo - Além da isenção, por dez anos, de todos os impostos municipais - ISS (Imposto sobre Serviços) e IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) -, a Pirelli receberá incentivo fiscal do ICMS por meio do Fundopem (Fundo Operação Empresa). O programa estadual adia o pagamento de 75% do ICMS adicionado pelo empreendimento por até oito anos, com cinco de carência e correção de 5% ao ano mais IPCA. No pagamento das parcelas, o projeto recebe abatimento de 42% a fundo perdido.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;