Eleições 2016 Titulo PT era líder há 8 anos e levou ‘X’
Grana usa derrota de Siraque para inflamar virada
Felipe Martins
Do Diário do Grande ABC
25/10/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Anderson Silva/DGABC


O prefeito de Santo André e candidato à reeleição, Carlos Grana (PT), utilizou ontem em seu discurso exemplo do revés eleitoral petista de 2008 na cidade para inflar militância na busca por virada no segundo turno do pleito, disputado com o ex-vereador Paulinho Serra (PSDB). Em atividade no Recreio da Borda do Campo, o chefe do Executivo pregou que o páreo ainda “está em aberto”.

“Não tem essa história de ‘já ganhou’. Lembrem-se: nós já tivemos eleição aqui que nosso companheiro (Vanderlei) Siraque (PT) teve quase 49% dos votos no primeiro turno e depois, no segundo, recebemos menos votos, mesmo fazendo um monte de alianças”, disse.

Na residência do superintendente da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André), Hélio Tomaz Rocha (PT), Grana imprimiu tom de ânimo a cinco dias do pleito – Paulinho obteve 35,85%, enquanto o prefeito angariou 20,28%. Reiterou que quem venceu na etapa inicial foi o “candidato ninguém”, referindo-se ao número de abstenções, brancos e nulos. Para o petista, a hora agora é de comparar os candidatos, projetos e a trajetória de cada um. “A minha é conhecidíssima. Eu nunca mudei de partido. O meu objetivo, inclusive, depois de ganhar a eleição é ajudar a recuperar o nosso partido a partir dos princípios que nortearam a nossa fundação (em 1980).”

Grana criticou o tucano ao avaliar que o adversário “está usando métodos da velha política”, quando angaria apoio à sua candidatura, mesmo adotando discurso de ser o novo. Para o petista, o foco desta eleição é no eleitorado e não os políticos tradicionais do município, pontuando a diferença em relação às adesões obtidas por ele na campanha de 2012, quando recebeu a maior parte dos suportes na reta final da empreitada no embate ante ao ex-prefeito Aidan Ravin (PSB). “Segundo turno é totalmente diferente. Intensifiquei corpo a corpo, diálogo. Meu adversário só fala no PT. Eu já disse em outras ocasiões a ele: ‘Candidato, isso não é eleição partidária, é para decidir rumo da cidade’.”

O petista compareceu ao bairro ao lado de militantes e candidatos a vereador, além do ex-deputado federal Professor Luizinho (PT). No local, Grana assinou carta-compromisso com os moradores da região para eventual segundo mandato. Entre as propostas, implantação do recapeamento asfáltico, ampliação do saneamento e regularização fundiária. O primeiro texto refere-se a projeto aprovado na Câmara no primeiro semestre de 2015, autorizando o Executivo a fazer financiamento com a Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 12,9 milhões, para programa de pavimentação de vias. A matéria dá o aval ao governo municipal a contrair operação de crédito junto ao banco para custear a intervenção asfáltica.

“Por conta da crise (econômica no País) o recurso não saiu, assim como aconteceu com o Metrô (para o Grande ABC) e um monte de outros projetos, não só Santo André. Esse foi um dos prejudicados, mas tem total possibilidade”, concluiu o prefeito. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;