Economia Titulo Investimentos
Mantega pede ampliação de
aportes da Coréia no Brasil

Mantega pediu ao ministro das Finanças para que o fundo
soberano do país aumente investimentos nos títulos em real

05/06/2010 | 07:05
Compartilhar notícia


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, pediu ao ministro das Finanças da Coréia do Sul, Yoon Jeung-hyun, para que o fundo soberano do país asiático aumente seus investimentos nos títulos denominados em real, durante encontro na cidade portuária de Busan, na Coréia, à margem da reunião do G20, afirmou o Ministério de Estratégia e Finanças sul-coreano em comunicado.

"O Brasil pediu que o Korea Investment Corp. Expanda seu investimento nos títulos denominados em reais e compartilhe as experiências operacionais (do fundo soberano)", disse o ministério.

Os dois ministros partilham a opinião de que a economia do Brasil entrou em um ciclo de crescimento "forte" após superar com sucesso a crise financeira global, enquanto a economia da Coréia também está mostrando "recuperação rápida", auxiliada por políticas rápidas e agressivas adotadas pelo governo durante a crise, destacou o comunicado.

Ainda assim, tendo em vista as incertezas, tais como as potenciais altas nos preços das matérias- primas e a continuidade das mudanças políticas pelas grandes economias, o ministro sul-coreano salientou, durante o encontro, que as nações devem ficar alertas.

O Brasil expressou preocupações de que a "iniciativa coreana" para pressionar pelo estabelecimento de uma rede de segurança financeira global possa se tornar num "substituto" para as reservas cambiais. Mas o país asiático salientou que isso deve ser visto como "complemento" para as reservas.

As duas nações continuarão a cooperar para fazer avançar as reformas estruturais de instituições financeiras internacionais, como o FMI (Fundo Monetário Internacional), a fim de refletir uma voz de desenvolvimento maior e o status avançado dos países emergentes, acrescentou o comunicado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;