Economia Titulo Levantamento
Total de endividados
sobe pela 3ª vez seguida

Apesar da expansão no número de endividados, tendência
de elevação da inadimplência está direcionada para baixo

Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
29/08/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Aumentou pela terceira vez consecutiva o percentual de famílias brasileiras que estão endividadas. Neste mês, 59,8% têm algum tipo de dívida, contra 57,6% em julho. Este é o maior patamar deste ano, porém é menor do que o mesmo período do ano passado, quando o registro era de 62,5%.

Apesar da expansão no número de endividados, a tendência de elevação da inadimplência está direcionada para baixo. Frente ao resultado de julho, agosto apresenta queda de 0,2 ponto percentual, para 7,1%, na fatia da população que afirma que não terá condições de pagar as suas dívidas. No oitavo mês de 2011, o resultado era ainda maior, de 8,2%.

As informações são da Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor) deste mês, publicada ontem pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).

A economista da CNC Marianne Hanson explicou que o aumento das famílias endividadas é um reflexo das medidas de estímulo tomadas pelo governo federal nos últimos meses, como redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para a linha branca e automóveis. "Houve crescimento no comprometimento da renda com dívidas, agora as pessoas deixam o consumo um pouco de lado para liquidar as prestações", destacou.

Prova disso é a redução de famílias que possuem dívidas com carnês de lojas. Em agosto do ano passado essa fatia era de 25,6%. Neste mês, segundo a Peic, são 18,9%. "E os carnês estão diretamente relacionados ao consumo de bens", acrescentou Marianne.

Por outro lado, a economista pontuou que o percentual de endividados com financiamentos de veículos subiu em agosto (12,4%). Em julho, 10,1% das famílias tinham este tipo de dívida. Marianne avaliou que o resultado ainda é impulsionado pela redução dos veículos, sem contar a diminuição de juros, que ocorre desde que os maiores bancos que atendem os consumidores iniciaram competição pelas menores taxas.

Dentro do grupo das famílias com dívidas, a economista enfatizou que aqueles que declararam que estão muito endividados é bem mais baixo do que os poucos, consecutivamente, 13,1% contra 26,1%. Entre essas duas classificações, aparecem 20% dos consumidores, revela a Peic. Como ocorre em todos os meses, o cartão de crédito é a principal dívida citada na pesquisa.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;