Economia Titulo
Indústria argentina exige proteçao no Mercosul
Do Diário do Grande ABC
19/03/2000 | 14:56
Compartilhar notícia


O governador da província de Buenos Aires, Carlos Ruckauf, exigiu que os países do Mercosul assinem uma "cláusula gatilho" para proteger a indústria argentina em caso de eventuais desvalorizaçoes das moedas dos sócios do bloco.

O governador explicou que a cláusula consistiria numa compensaçao tarifária, mas esclareceu que nao promove uma desvalorizaçao e que a Argentina deve manter a lei da conversibilidade.

Ruckauf afirmou que sua principal preocupaçao é a crise produzida na Argentina como resultado da desvalorizaçao do real em 1999.

O vice-chanceler argentino, Horacio Chighizola, criticou este sábado Ruckauf, a quem acusou de pretender uma desvalorizaçao encoberta do peso e lhe pediu que "deixe o governo negociar em calma com Brasil. O que pediu Ruckauf é uma desvalorizaçao", disse e acrescentou que "isso está fora de qualquer possibilidade", mas assinalou que Argentina e Brasil estao preocupados "com uma eventual guerra fiscal" entre províncias argentinas e Estados brasileiros.

Ruckauf esclareceu que sua proposta visa "que se assine agora uma cláusula gatilho entre os membros do Mercosul para estabelecer que, se qualquer país do bloco desvalorizar sua moeda, os outros podem aplicar de forma automática direitos compensatórios intra-Mercosul, equivalentes ao montante da desvalorizaçao".

O governador também defendeu a criaçao de um dólar especial para as exportaçoes ao Brasil, que se aplicaria através de subsídios que beneficiassem a atividade exportadora.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;