Economia Titulo
Governo altera norma sobre dívidas de cooperativas
Do Diário do Grande ABC
12/07/1999 | 16:40
Compartilhar notícia


O governo poderá alterar a resoluçao 2.619 do Banco Central, divulgada no último dia 7, que estabeleceu as normas para os bancos analisarem os projetos das cooperativas agropecuárias enquadradas no Programa de Revitalizaçao das Cooperativas Agropecuárias (Recoop).

A Organizaçao das Cooperativas Brasileiras (OCB) reclamou da medida, alegando que ela nao estaria compatível com o que foi anunciado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso durante o lançamento do programa há cerca de dois anos e com o que vinha sendo negociado entre o setor cooperativista e o governo.

A principal crítica da OCB à resoluçao é a definiçao de que o Tesouro Nacional só vai financiar 75% das dívidas totais das cooperativas, apuradas após negociaçao com os credores. "As cooperativas terao de dar uma contrapartida de 25%, o que praticamente inviabiliza o programa, pois este nao era o acordo", argumenta o diretor-executivo da OCB, Valdir Colatto.

Ele explicou que as cartas das mais de 300 cooperativas aprovadas pelo comitê-executivo do Recoop deverao ser entregues nesta terça-feira (13) para que elas negociem as dívidas com os bancos e os projetos para investimentos, mas disse que a OCB quer que o governo respeite as "regras do jogo". "Se no programa especial de saneamento de ativos (Pesa) criado para a renegociaçao das dívidas rurais superiores a R$ 200 mil, os produtores nao estao conseguindo pagar 10,37% do total, imagine se as cooperativas vao conseguir arcar com 25% dos débitos", avaliou Colatto.

O assessor do Ministério da Fazenda para a área agrícola Gerardo Fontelles, disse que está analisando as críticas da OCB e vai conversar com o Tesouro sobre as mudanças. "Se a reclamaçao for procedente, há possibilidade de alteraçao da medida", disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;