Economia Titulo
Brademaq teve crescimento de 50%
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
13/07/2005 | 08:34
Compartilhar notícia


O segmento de máquinas e equipamentos foi um dos que impulsionaram para cima a atividade industrial no Estado de São Paulo em maio. Entre as empresas dessa área, a fabricante de máquinas para embalagens flexíveis Brademaq, de Santo André, registra forte impulso.

A empresa, de pequeno porte, apresentou alta de 50% no faturamento na comparação com o mesmo período do ano passado. De três máquinas feitas sob encomenda mensalmente em 2004, a companhia tem feito cinco este ano. A assistente comercial Sueli Sabino afirma que a expectativa é fechar o ano com crescimento de 70%.

Sueli afirma que o crescimento se deve à busca das empresas alimentícias por processos mais modernos e à maior demanda por material plástico para ser utilizado como embalagem. "Temos procura por máquinas mais sofisticadas, para a produção de embalagens a vácuo."

A assistente disse que a companhia investiu neste ano para lançar uma nova máquina rotuladora, que pode ser adaptada para corte e solda, e que o retorno tem sido promissor. Apesar de pequena – a empresa tem um quadro de 12 funcionários – a fabricante exporta atualmente para países da América Latina, entre os quais, Peru, Chile e Paraguai. No entanto, reduziu o volume exportado. Em 2004, representava 70% das vendas e neste ano, são apenas 30%, já que o dólar desvalorizado tirou competitividade no exterior.

Gráfica – Outro setor que foi responsável pelo crescimento da atividade industrial paulista em maio foi a área gráfica. Uma das empresas do segmento instaladas na região, a Aquarius, de Diadema, registrou crescimento de 3% no primeiro semestre na comparação com mesmo período do ano passado.

No entanto, o gerente comercial, Ferdinando Valle, afirma que as expectativas até o final do ano são de uma aumento mais significativo. Segundo ele, há um grande volume de projetos sendo apresentados e discutidos por muitos potenciais clientes. A companhia, voltada especificamente à área de acabamentos gráficos, tem previsão de 10% de crescimento neste ano na comparação com o obtido no ano passado. O executivo ressalta que há investimento contínuo em equipamentos, treinamento e melhoria de processos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;