Política Titulo Debate
Elegância marca debate entre candidatos de S.Caetano

Candidatos a prefeito de São Caetano mantiveram discussão em alto nível e falaram de propostas

Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
18/09/2008 | 08:24
Compartilhar notícia


Os três candidatos a prefeito de São Caetano mantiveram o alto nível e o tom propositivo no debate realizado ontem pelo Diário. José Auricchio Júnior (PTB), Jayme Tortorello (PT) e Horácio Neto (Psol) protagonizaram discussão ideológica, com críticas esporádicas.

Logo na primeira oportunidade, Auricchio respondeu à pergunta de Horácio sobre mobilidade urbana, que não foi concluída no tempo máximo permitido de 30 segundos. "Bom, a pergunta ficou incompleta. Mas, pela primeira vez na cidade foi feito um processo licitatório para o transporte público, o que possibilitou modernização da frota."

A atitude do petebista foi assimilada e o debate transcorreu de maneira elegante.

O início do evento foi polarizado por Auricchio e Horácio. Jayme Tortorello entrou em cena na terceira rodada de indagações entre os candidatos. E, na ocasião, também deu a entender que o caminho da discussão seria austero, possibilidade logo descartada na seqüência das perguntas. "O candidato Auricchio falou, falou, mas não respondeu nada. Temos de criar um órgão mais eficaz, uma autarquia que tenha arrecadação própria para realizar serviços públicos, licitar", considerou o petista em réplica sobre regionalidade.

Horácio Neto, por sua vez, teve seu momento de ironia. "Apesar de a administração cumprir os 15% do orçamento em Saúde, parcela prevista na Constituição, há transferência de recursos para empresas privadas, terceirizadas. Essa área deve ser gerenciada pelo poder público. Vou ser o prefeito da Saúde, apesar de não ser médico", provocou o socialista, em referência à profissão do prefeito José Auricchio Júnior.

O prefeiturável governista, que completou ontem 46 anos, foi mais cobrado no bloco de perguntas dos munícipes. As perguntas feitas pelos moradores da cidade tiveram teor crítico à atual gestão. Entretanto, Auricchio concordou com todas ponderações e falou de projetos futuros.

Ao ser questionado sobre a falta de investimentos no bairro Prosperidade, o petebista ressaltou que a colocação foi "parcialmente procedente". "Levamos àquela localidade uma agência de desenvolvimento da Prefeitura e estamos em negociação com a Caixa Econômica Federal para levar uma unidade do banco."

Jayme Tortorello, em muitas oportunidades, enfatizou seu pacote social, o qual aplicará R$ 11 milhões, por mês, em programas como auxílio-moradia, benefício de um salário mínimo para pessoas que pagam aluguel.

Constantemente o candidato do Psol defendeu a inversão de prioridades, sem preferência em obras e com aplicação de recursos em áreas sociais.

No final dos 90 minutos do debate, os três se cumprimentaram, ainda no estúdio.

Alunos consideram debate de 'alto nível'

Alunos da Anhanguera/Faenac acompanharam ontem à noite ao primeiro debate entre os três pleiteantes à Prefeitura de São Caetano, promovido pelo Diário. Os universitários puderam avaliar e comparar os desempenhos de José Auricchio Júnior (PTB), Horácio Neto (Psol) e Jayme Tortorello (PT) na defesa de seus projetos, por meio de telão instalado no auditório da faculdade.

Na opinião da maioria dos entrevistados, o debate foi de alto nível, mas mostrou que Auricchio, candidato à reeleição, ainda é o mais preparado para comandar a cidade em comparação aos adversários.

Morador do Jardim São Caetano, o estudante de Direito Rodrigo Ramacciotti, 25 anos, declarou que o embate foi decisivo para a definição de seu voto. "Já conhecia as propostas dos três, até por gostar de política. Mas é sempre melhor quando conseguimos comparar os candidatos. Avalio que o projeto da atual administração permite ao prefeito verificar as falhas e avançar em um próximo mandato, especialmente quanto à Segurança."

Ainda na opinião do futuro advogado, falta "preparo" aos oposicionistas. "Ainda vejo o Horácio Neto, por exemplo, como oposição. Falta algo para ele se tornar situação."

Também para o jornalista Tiago Carrasco, 27 anos, Auricchio se sobressaiu frente aos opositores. "Até por já ser prefeito, demonstrou mais preparo. Os diálogos entre o Auricchio e o Horácio, em especial, foram de bom nível." Morador do bairro Oswaldo Cruz, ele disse que o debate contribuiu para reforçar seu voto.

Priscila de Albuquerque, promotora de marketing da Anhanguera/Faenac, exaltou a iniciativa do Diário. "Fortaleceu a democracia. É importante o cidadão conhecer as propostas das pessoas dispostas a governar uma cidade."

PLATÉIA - No estúdio, a divisão do público era clara. Entre um cochicho e outro, participantes trocavam opiniões sobre o comportamento dos adversários. Com sorrisos e acenos, tentavam estimular seus candidatos.

Simpatizantes de Auricchio vibravam a cada resposta do prefeiturável. Segundo pessoas que ‘torciam' por Tortorello, o petista poderia ter sido mais "incisivo'. A postura de Horácio Neto surpreendeu. "Nossa, como ele fala bem", disse uma jovem da platéia. (Cristiane Bomfim e Leandro Laranjeira) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;