Economia Titulo Crédito internacional
Governo garante crédito para novos investimentos
18/09/2008 | 07:42
Compartilhar notícia


Preocupado com o risco da crise internacional interromper a trajetória de crescimento mais acelerado da economia brasileira, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, tratou na quarta-feira de sinalizar para as empresas que o governo vai assegurar o crédito que for necessário para novos investimentos, agricultura ou exportação. Segundo Mantega, já está havendo uma escassez de crédito internacional para as empresas no Brasil, mas não o crédito local destinado ao consumo.

A estratégia de ‘blindagem' do País à crise internacional com o fortalecimento dos investimentos foi acertada em reunião realizada ontem com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e tem o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) como o principal operador. Segundo Mantega, Lula está preocupado com os efeitos da crise sobre o ritmo de crescimento da economia brasileira. "Se sentirmos essa escassez se prolongar, podemos tomar algumas medidas no sentido de estimular o crédito para investimento. Não para consumo, porque não está faltando", disse. Mantega reconheceu que neste momento de agravamento da crise empresas brasileiras não estão conseguindo tomar empréstimo no Exterior, ou estão pagando muito alto por isso. Mas avaliou que é um problema que deve ser passageiro. "Esse é um problema que pode ser resolvido. Então se faltar crédito para investimento, para agricultura, para exportação, o governo tomará as medidas no sentido de supri-lo", disse.

O ministro avaliou que é pequeno o risco de contaminação da economia brasileira pela crise. "Não vejo contaminação". Ele também reafirmou que o sistema financeiro brasileiro está sólido.

Mantega elogiou a decisão do governo americano de socorrer a seguradora AIG. Ele disse que, depois da experiência com o Lehman Brothers não ter sido bem-sucedida, foi acertada a decisão dos Estados Unidos. Segundo o ministro, o governo americano não deve salvar todas as empresas, mas o FED (Federal Reserve) não pode permitir que ocorram problemas que afetem a todo o sistema.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;