Política Titulo Reserva técnica
Alckmin não prevê uso a mais de volume morto

Governador ressalta expectativa de chuvas e obras de curto prazo para minimizar seca no Estado

Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
26/09/2014 | 07:15
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou ontem que o atual nível de abastecimento de água do Sistema Cantareira, que conta com 7,4% de sua capacidade total, garante fornecimento normal à população até 21 de novembro, sem a necessidade do uso da segunda cota da reserva técnica. O percentual atual contabiliza o aproveitamento da primeira etapa do volume, em uso desde maio.

De acordo com Alckmin, o governo está “preparado” caso a persistência de seca continue. “Acredito que não vamos precisa usar o segundo volume morto”, comentou o tucano, referindo-se à expectativa de chuvas, que tendem a ser mais frequentes no último trimestre do ano.

“Além disso (da projeção de chuvas), no próximo dia 2 (quinta-feira), entra mais 0,5 metro cúbico por segundo do Sistema Rio Grande (braço da Represa Billings, para abastecimento da Região Metropolitana). Em 30 de outubro, entra mais 1 metro cúbico por segundo da Represa Guarapiranga. Todo mês vamos reforçar o Sistema Cantareira”, complementou o chefe do Executivo estadual. Quando o Estado utilizou a primeira fase do volume, o Sistema Cantareira tinha 8,2% de sua totalidade.

O secretário estadual de Recursos Hídricos, Mauro Arce, revelou que o governo não trabalha com índice limite para a utilização da segunda reserva e que o plano “é adiar ao máximo” essa necessidade. “Não existe nenhum mês em que não houve durante 84 anos entre setembro, outubro e novembro. Alguma chuva vem. Também precisamos destacar a participação da população, que muito tem contribuído”, discorreu Arce, enaltecendo redução do uso da água pelos paulistas.

ATIVIDADE
Cumprindo agenda oficial, Alckmin visitou ontem as obras do Parque Várzeas do Tietê, situado na Zona Leste da Capital. O projeto tem 75 quilômetros de extensão. Segundo o chefe do Executivo, a projeção é entregar o empreendimento de forma escalonada.

“Nossa proposta é concluir a primeira etapa chegando até a divisa com Itaquaquecetuba. Só aqui são 25 quilômetros de área recuperada, com Mata Atlântica, parque, ciclovia e áreas de lazer. A segunda, que vai da divisa de Itaquaquecetuba até Suzano, nós pretendemos iniciar já o mais rápido possível”, prometeu.

Ao todo, nove municípios serão contemplados com o parque: São Paulo, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Poá, Ferraz de Vasconcelos, Mogi das Cruzes, Suzano, Biritiba Mirim e Salesópolis, onde fica a nascente do Rio Tietê.

Alckmin permaneceu no local por aproximadamente uma hora e vistoriou as extensões do complexo. Conversou com funcionários e aproveitou para realizar o plantio de uma árvore. “Realizei (o plantio) com facilidade. A terra estava molinha. O difícil é fazer a cova”, brincou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;